Pular para o conteúdo

Crises de convulsão na epilepsia: entenda as causas.

Epilepsia: o que é e como controlá-la

A epilepsia é um transtorno neurológico que afeta pessoas em todo o mundo. Ela pode causar convulsões e até perda de consciência, e nem sempre tem cura. No entanto, é possível controlar a condição por meio de tratamentos médicos.

O cérebro humano é composto por milhares de células que trabalham juntas para conduzir impulsos elétricos em todas as atividades que realizamos. O problema é que em algumas pessoas, um grupo de neurônios pode se comportar de maneira anormal, causando uma espécie de curto-circuito. Isso pode levar à convulsão e outros sintomas.

As principais causas da epilepsia estão relacionadas a doenças genéticas, malformações cerebrais, sequelas de derrames e tumores, bem como traumas cranianos. Os sintomas da epilepsia podem durar menos de três minutos e ser acompanhados de perda de consciência. No entanto, eles também podem ser mais duradouros e requerem atenção médica imediata.

Para fazer o diagnóstico da epilepsia, é preciso avaliar o risco de recorrência das crises e tentar descobrir a causa do problema por meio de exames como ressonância magnética e eletroencefalograma.

A maioria das pessoas com epilepsia consegue levar uma vida normal com o controle da condição por meio de medicamentos anticonvulsivantes, cirurgias e cuidados como evitar o consumo de álcool, ter uma boa qualidade de sono e controlar o estresse.

Fonte: Epilepsia: saiba por que acontecem as crises de convulsão por Minha Vida