Pular para o conteúdo

Covid-19: Entenda como ela afeta o sistema vascular, segundo estudo médico

Infectologista fala sobre a classificação da COVID-19 como doença vascular

O infectologista Marcelo Otsuka, coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, foi entrevistado pelo Jornal da Manhã para falar sobre a classificação da COVID-19 como doença vascular. Segundo ele, essa noção já existia, uma vez que a proteína Spike é responsável pela ligação do vírus nas células do organismo através do receptor PS2, que é fundamental no controle do sistema renina-angiotensina, responsável pela pressão e inflamação nos vasos sanguíneos.

O infectologista ressalta que os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença são o isolamento social, uso de máscara, higiene e a vacina. Ele também explica que os microtrombos que se formam nos pacientes com COVID-19 ocorrem devido à tempestade inflamatória, causada pelo aumento de substâncias inflamatórias, como interleucinas.

Em relação à possível relação entre a COVID-19 e doenças cardiovasculares, o infectologista destaca que ainda há muito o que entender sobre o vírus. Porém, ele explica que a tempestade inflamatória pode provocar um desequilíbrio na resposta imunológica, resultando em problemas vasculares. Por isso, é importante manter o acompanhamento médico, principalmente para pessoas com doenças de base, como hipertensão e diabetes.

O infectologista também ressalta que o isolamento social pode contribuir para o aumento de doenças ligadas ao coração, uma vez que muitas pessoas ficam mais sedentárias e comem de forma desregulada. Além disso, muitas pessoas demoram para procurar atendimento médico, o que prejudica o acompanhamento de doenças já existentes.

Quanto aos sintomas de doenças vasculares, o infectologista explica que normalmente eles são mais evidentes em pacientes graves. Porém, é importante ficar atento a sintomas como cansaço persistente, coração mais acelerado e dores persistentes. Se houver qualquer suspeita de problemas, é fundamental procurar um médico.

O médico também reforça que é importante não se automedicar em casa e manter a comunicação e acompanhamento com os profissionais de saúde.

Fonte: Estudo comprova que Covid-19 é doença vascular; veja explicação médica por Jovem Pan News