Pular para o conteúdo

Costocondrite: entenda a dor no peito e costelas.

Dor nas Costelas – Costacondrite

No vídeo sobre dor nas costelas falamos sobre doenças que tem esse sintoma hoje vamos esclarecer sobre uma delas.

Eu sou Doutor Marcos, da Clínica Dr. Raul Sampaio Centro de Dor de São Paulo e estou aqui para mais um vídeo da série Doutor Marcos Explica.

O que é Costacondrite?

A Costacondrite é uma condição inflamatória das cartilagens que ligam o osso esterno as costelas causando dor na parede anterior do tórax. Ela ocorre geralmente entre a primeira, segunda, terceira, quarta ou quinta costela, produzindo dor localizada em excesso de sensibilidade. Seus sintomas causam confusão entre esse e outros problemas mais graves que podem até gerar uma grande preocupação, especialmente em pessoas com mais de 40 anos, especialmente em mulheres, os vídeos praticantes de atividade de alto impacto, indivíduos que se dedicam a certos tipos de trabalhos manuais, pessoas alérgicas a substâncias que estão expostas a substâncias nocivas, portadores de Artrite reumatoide, portadores de doenças reumatológicas como espondilite anquilosante e paciente com síndrome de Reiter são os que mais correm riscos de ter essa condição.

Causas da Costacondrite

A Costacondrite também conhecida como síndrome de Tietze, não possui uma causa exata. Da grande maioria das vezes, a condição é considerada idiopática, ou seja, de origem desconhecida. Ela parece geralmente associada a doenças como o Street, artrite reumatóide, espondilite anquilosante e fibromialgia. Algumas causas são relacionadas a costa contrite, como trauma direto no tórax, esforço físico causado por atividade de alto impacto, movimentos repetitivos do tórax e do ombro.

Diagnóstico da Costacondrite

Para avaliar a causa da dor na costela e para saber se a Costacondrite ou não, o médico vai fazer uma série de perguntas. Muitas vezes, o paciente procura primeiro cardiologistas por suspeitar de doenças cardíacas. Nesse caso, o próprio médico fará uma primeira avaliação e, se necessário, encaminhará para um ortopedista ou para o médico especialista em dor. Além de uma série de perguntas e movimentos específicos para te avaliar, o médico poderá pedir exames complementares como raio-x de tórax, análise de sangue, eletrocardiograma, endoscopia e até uma tomografia de tórax. Geralmente, recomenda-se que o médico seja sempre procurado quando você tiver uma dor aguda no tórax, esse incômodo é principalmente recorrente.

Tratamentos para a Costacondrite

Caso você já tenha o diagnóstico de Costacondrite, procure o médico sempre que sentir-se fraco ou ponto ter uma sensação de batimento cardíaco irregular ou muito rápido, sofrer com a piora com o tempo e que não pode se aliviará com os medicamentos, tiver falta de ar, uma febre superior a 38 graus, tosse com expectoração ou sangue de cor escurecida. Em caso de a dor no peito irradia para o braço, pescoço, ombro, mandíbula e costas, após identificar se alguma doença associada a dor nas costelas e confirmaram ser Costacondrite, o médico pode optar pelo uso de medicamentos para alívio da dor leve e moderada, como anti-inflamatórios não-esteroidais com o Ibuprofeno e o Naproxeno, injeção de códigos esteróides feita diretamente sobre a articulação costocondral inflamada e também ao redor dela, a estimulação elétrica nervosa transcutânea, o famoso TENS, pode também ser utilizado, pois estimula a produção de endorfina e serotonina, eram um dos hormônios e neurotransmissores do corpo que tem função de analgesia, fisioterapia motora para reabilitação e fortalecimento pode ser utilizado, e também o livro de dor.

Conclusão

É importante que após o diagnóstico de Costacondrite, o paciente busque cuidados a longo prazo, pois a patologia pode cronificar e pode ter complicações como fadiga, sensibilidade e capacidade de descansar devido à dor e dificuldade de concentração, além de dores irradiadas, depressão e ansiedade.

O vídeo de hoje termina por aqui. Fique atento a novos conteúdos no canal. Compartilhe com seus amigos e familiares e deixe nos comentários sugestões de outros temas. Até a próxima. Tchau!

  • Código


Fonte
Costocondrite: Conheça a inflamação que causa dor no peito e nas costelas por Dr. Hong Jin Pai – Dor Fisiatria e Acupuntura