Pular para o conteúdo

Coronariografia ou Cateterismo Cardíaco.

Procedimento de Cateterismo Cardíaco

O cateterismo cardíaco é um procedimento diagnóstico minimamente invasivo que ajuda a detectar algumas doenças cardíacas, como estreitamento nas artérias do coração ou problemas de válvulas. O exame é realizado através de uma pequena punção na virilha ou no punho, por onde é inserido um cateter de cerca de 2mm de diâmetro que chega até o coração.

Com o cateter, é injetado um contraste que tem efeito como se fosse uma tinta, pintando o local por onde passa o sangue e as estruturas do coração. O exame é feito em um laboratório de hemodinâmica com o auxílio de um aparelho de raio-x, mas nem todas as estruturas do coração são visualizadas.

Os resultados do exame são entregues em um laudo feito no mesmo dia ou nos primeiros 24 a 48 horas após a realização do exame.

Riscos e Complicações

Apesar de ser minimamente invasivo, o cateterismo cardíaco não está isento de riscos. Os riscos mais comuns estão relacionados a sangramento no local da punção, reações alérgicas ao contraste e problemas renais pela toxicidade do contraste. Por isso, é importante que o paciente informe ao médico sobre qualquer alergia e faça uma avaliação da função renal antes do procedimento.

Preparo e Duração do Procedimento

O preparo do paciente dura cerca de meia hora, desde a entrevista inicial com a enfermagem até a cobertura total do paciente. O tempo do procedimento em si varia de 15 a 20 minutos e a recuperação depende da via de acesso utilizada. Se utilizada a via radial, o repouso é em torno de 2 a 2h30. Se utilizada a via femoral, o repouso varia de 4 a 5 horas.

Indicação do Cateterismo Cardíaco

Não há nenhuma idade relacionada à necessidade do cateterismo cardíaco. Patologias de nascença, como as cardiopatias congênitas, podem requerer o procedimento nos primeiros dias de vida. Pacientes mais idosos também podem requerer o exame devido ao mínimo risco.

Resultado e Conduta

Após um ano do exame, o paciente é contatado pelo cardiologista para discutir os resultados e a melhor conduta a ser tomada. A família do paciente também é informada sobre o que foi encontrado durante o procedimento e o que foi detectado no exame.

  • Riscos: sangramento, reações alérgicas e problemas renais.
  • Preparo: meia hora.
  • Duração: 15 a 20 minutos.
  • Indicação: patologias de nascença e pacientes mais idosos.
  • Resultado: laudo entregue em até 48 horas.

Fonte: O que é a Coronariografia ou Cateterismo Cardíaco? por Interv JF Cardiologia Intervencionista