Pular para o conteúdo

Conheça sobre Acantose Nigricans com a Dra. Flavia Mambrini


Olá! Eu sou do Território Ambiente e esse é mais um vídeo do nosso canal. Hoje vamos falar de uma condição que acomete muitas pessoas desde crianças, mas principalmente adolescentes e adultos, que é a cantora céltica. Você já ouviu falar sobre isso? Que nunca ouviu? Fique com a gente e eu vou explicar direitinho o que é cantora hídrica.
Cantora hídrica é aquelas manchinhas sabe, aquelas que a gente fala na ação sugerindo macuco das pessoas e fala: “não sai aquele menino, ele não limpou pescoço direito ou a mãe fica esfregando”. Já vi várias vezes passando pomada clareador para clarear aquela região do pescoço e não melhora. Então, a cantora hídrica é uma condição dermatológica que vai fazendo esses pigmentos da pele, essa hiperpigmentação, e vai deixando de um aspecto meio aveludado naquela região.
Acontece porque, por diversos fatores, o principal motivo de se desenvolver uma cantora hídrica é ainda, infelizmente, ela é idiopática, que significa que a gente ainda não sabe direito porque, mas ela pode ser hereditária, pode ser induzida por drogas, principalmente algumas pessoas que usam corticoide há muito tempo. O que a gente mais sabe sobre isso são as condições endócrinas. Nas condições endócrinas a mais frequente é a obesidade. Então, quanto mais gordinho você está, mais chances de você desenvolver uma cantora hídrica.
E o que a obesidade tem a ver com a cantora hídrica? Principalmente, o hiperinsulinismo. Então, quanto mais essa pessoa está fazendo um estímulo de insulina, mais chances de fazer esse desenvolvimento dessa lesão na pele. A síndrome do ovário policístico é outra condição endócrina que pode fazer isso, mas a gente tem que ficar atento também que a própria cantora hídrica pode ser o marcoador de uma doença maligna, principalmente relacionado com os adenocarcinomas do trato digestivo.
E o que fica sem o que tem mais estudo sobre falando sobre essa correlação é o câncer de estômago, o câncer gástrico. Então, gente, se você tem, se você detectou que tá com essa lesão, que tá parecendo aquela sujeirinha e pode ser não só na região do pescoço, mas debaixo da mama, na virilha, muita gente tem região debaixo do braço também que ela brilha bem escura. Tem algumas pessoas que têm inclusive dentro da boca. Procure um médico, vai investigar.
Não adianta ficar passando por dinheiro pra clarear. O que vai ajudar a diminuir essa mancha é a mudança do estilo de vida. O que a gente sempre fala voltar a uma alimentação mais saudável, que não tem tanto processado e atividade física. Então procure o seu médico e investigue.
Esse foi mais um vídeo do nosso canal. Se você tem essa mantinha, escreva pra gente. Se você tem mais dúvidas sobre isso coloque, que a gente vai ver mais vídeos sobre esse assunto, tá bom? Beijo e até o nosso próximo vídeo.
Fonte: Acantose nigricans | Dra. Flavia Mambrini por Flavia Mambrini