Pular para o conteúdo

Conheça os benefícios da planta Ginkgo Biloba para a saúde.


O Ginkgo Biloba: Conheça o poder dessa planta
O Ginkgo Biloba é uma planta nativa da Coreia, China e Japão, e é uma árvore que pode chegar até 40 metros de altura e viver até 4.000 anos. Charles Darwin a considerou um fóssil vivo devido à sua longevidade e grande capacidade de suportar insultos tóxicos e resistência a infecções.
Mas quais são os benefícios que essa planta pode oferecer à nossa saúde?
Elementos nutritivos e benefícios para a saúde
Segundo a farmacopeia chinesa antiga e atual, o Ginkgo Biloba pode ser usado para tratamento de problemas cardiopulmonares e para promover a longevidade. Já na Europa, principalmente na Alemanha e na França, e nos Estados Unidos, os extratos de Ginkgo Biloba estão entre os produtos mais comercializados e têm indicações no tratamento e prevenção de condições médicas relacionadas ao envelhecimento, em particular com a melhora da nossa memória e das funções cognitivas, além do tratamento de labirintite, zumbidos, vertigens, cefaleias e até mesmo enxaquecas.
O Ginkgo Biloba é indicado para pessoas que desejam prevenir ou melhorar as funções neurológicas, o desempenho nas atividades cognitivas e ainda potencializar o fluxo de sangue em todo o corpo.
Os principais nutrientes presentes nessa planta são os terpenóides e os bioflavonóides, com potente ação antioxidante, ajudando no tratamento dos problemas ligados com a formação de radicais livres, reduzindo a velocidade do envelhecimento do nosso cérebro e de todas as nossas células.
Pesquisas apontam que o Ginkgo Biloba é um promotor de vasodilatação sanguínea, facilitando a circulação e oxigenação das células.
Resumindo, os benefícios do Ginkgo Biloba são:
– Controle da pressão arterial, por causa da vasodilatação.
– Estímulo à produção do óxido nítrico, que é um vasodilatador.
– Melhora da concentração e da memória, favorecendo a entrada da acetilcolina dentro dos neurônios.
– Melhora na circulação sanguínea geral, no nosso cérebro e na saúde ocular.
– Ação antioxidante e protetora dos danos causados pelos radicais livres.
– Atuação positiva nas doenças oftalmológicas.
– Redução de lesões celulares da nossa retina.
– Ajuda no tratamento da degeneração macular, problemas de função cognitiva, estágios iniciais do Alzheimer, paralisias, dores de cabeça e enxaquecas, zumbidos, labirintite e tonturas.
Regulador hormonal, agindo na prevenção de acidentes vasculares cerebrais e reduzindo a formação de trombos.
Como utilizar o Ginkgo Biloba?
O Ginkgo Biloba pode ser encontrado na forma de extrato seco do pó das folhas da planta, que contém todos os princípios ativos e todos os elementos benéficos da planta. O extrato seco total é melhor do que extratos isolados.
Esse extrato seco é apresentado na forma de cápsulas, com doses que variam entre 120 a 240 mg, dependendo do problema em questão. A pessoa pode usar duas a três vezes ao dia.
Essa concentração é para suplementação, por exemplo, como um suplemento alimentar. A dose pode variar de 40 a 120 mg, também duas a três vezes ao dia, próxima às refeições ou até mesmo junto da refeição, para ter uma melhor absorção desses elementos nutritivos da planta.
As cápsulas podem conter o extrato padronizado chamado EGB-761, com um teor mínimo de 24% de flavonoides glicosilados e 6% de terpenóides.
Contraindicações e efeitos colaterais
Crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios e antiagregantes plaquetários e pacientes hemofílicos não devem usar o Ginkgo Biloba.
O uso do Ginkgo Biloba deve ser feito com cautela, e é extremamente importante que você inicie a ingestão desta planta sob orientação de um profissional de saúde.
O uso excessivo pode resultar em dores de cabeça, reações alérgicas na pele, palpitações, enjoo, sangramento, queda da pressão arterial, gastrite, danos no fígado, distúrbios gastrointestinais, tontura e diarreia.
Não há dúvidas de que o Ginkgo Biloba é uma planta poderosa com inúmeros benefícios. No entanto, é importante ter cautela e sempre procurar a orientação de um profissional de saúde antes de consumi-la.
Fonte: GINKGO BILOBA: Que planta é essa com esse poder todo? Quais os benefícios para a sua saúde? por Angela Xavier