Pular para o conteúdo

Compreendendo a Personalidade Paranoica com Dr. Eduardo Adnet, Psiquiatra

Personalidade Paranoica: Características e Problemas

Olá! Aqui é o doutor Eduardo Adnet e hoje o tema que nós vamos falar é sobre Personalidade Paranoica. Que, diga-se de passagem, não tem absolutamente nada a ver com Esquizofrenia Paranoide. Eu já vou explicar, você já vai entender!

A personalidade paranoide, ou paranoica, é um traço de personalidade adoecida que está dentro do grupo dos transtornos da personalidade e que tem algumas características muito peculiares e algumas até curiosas. São pessoas que têm uma atitude suspicaz, de suspeita. Elas acreditam que tudo é contra elas, é para criticá-las, até mesmo um comentário, muitas vezes bem-intencionado, pode levar essas pessoas portadoras de personalidade paranoide ou paranoica (que é o F60.0 da CID) a ter atitudes até muitas vezes completamente desalinhadas ou até hostis.

Eu vou dar um exemplo. Houve uma paciente que eu tratei, e ela era portadora de transtorno de personalidade ou transtorno da personalidade paranoide ou paranoica (que é o F60.0 da CID). Ela foi ao consultório acompanhada de uma conhecida dela e, durante a consulta, eu conversava com ela, a gente levava, enfim, a conversa de uma maneira tranquila, até que em um momento a amiga dela, enfim, a acompanhante disse o seguinte: doutor, eu não sei por que ela muitas vezes é agressiva, eu não sei por que muitas vezes ela se comporta desse jeito. Hoje, e aí foi o que aconteceu, ela olhou para a amiga e disse, para a paciente, e disse: olha doutor, ela está até hoje tão bonita, tão bem vestida, com essa roupa verde, parece até uma cor vegetal.

De repente, a paciente teve uma atitude de inquietação, de desconforto, parecendo até ficar irritada e disse o seguinte: você está me chamando de vegetal? Ela usou até, depois, uma outra frase, ela disse: você acha que eu sou o que? Uma alface? Enquanto o comentário tinha sido, na realidade, elogioso a ela.

São pessoas que muitas vezes, é muito, muito difícil conviver com essas pessoas que são portadores desse transtorno de personalidade paranoide ou paranoica. Quando elas acreditam, dentro dessas suspeitas, muitas vezes sem o menor sentido de que algo é contra elas, às vezes um comentário, ou uma situação, um grupo se reúne e ela é a pessoa criticada, elas muitas vezes se tomam, se permitem tomar, dentro da doença, por rancor e tem muita dificuldade muitas vezes de perdoar aquilo que elas interpretaram como sendo uma ofensa. São pessoas que têm uma distorção na percepção ou na interpretação de situações que para elas são ofensivas e muitas vezes não têm nada de ofensivo.

É importante destacar que o transtorno da personalidade paranoide ou paranoica não tem relação com o estado de humor da pessoa. Diferente de alguém que sofre de Distimia e tem um baixo nível de tolerância a qualquer coisa, à crítica principalmente, no caso desse traço adoecido, a pessoa é sempre desconfiada.

São pessoas, como eu disse, muitas vezes dificílimas de lidar e tem dificuldade de socialização. Repetindo, não tem nada a ver com a esquizofrenia paranoide, e um ponto importante: o fato de elas terem estas atitudes de suspeição, suspeitar, ou achar que um comentário, algo que alguém falou foi ofensivo a elas, não tem a ver com o estado de humor delas. É diferente, por exemplo, de uma pessoa que sofre de Distimia, que quando ela está em um dia ruim, ela fica assim, ela fica com um baixo nível de tolerância a qualquer coisa, à crítica, principalmente. No caso desse traço adoecido, que é o transtorno da personalidade paranoide, a pessoa, independente do humor, é sempre suspeita.

O tratamento é complexo e requer uma abordagem cuidadosa. Muitas vezes, é preciso convencer a pessoa de que algo não vai bem e que sua interpretação das situações é adoecida. Esse é um dos pontos mais difíceis desse transtorno. Muitas vezes, essas pessoas não admitem, de jeito nenhum, que elas estão adoecidas.

Enfim, é basicamente isso aí o que é o transtorno da personalidade paranoica e não vai, por favor, achar que só porque uma pessoa não gostou do que você falou, que ela é portadora de transtorno de personalidade paranoica ou paranoide, e chamá-la de paranoica! É um transtorno sério, é um transtorno de difícil diagnóstico, e um dos pontos mais complexos é você conseguir fazer com que ela admita que aquele comportamento é um comportamento adoecido.

Isso é muito difícil, essas pessoas muitas vezes não admitem de jeito nenhum que elas estão adoecidas. Então é basicamente isso para dar uma ideia, a gente se vê outra hora com outro assunto. Muito obrigado!

Fonte: por