Pular para o conteúdo

Compreendendo a dor na panturrilha – Dr. Salim | Jovem Pan

Meus amigos da Jovem Pan Online, mais uma vez vem a pergunta do meu amigo travesso:

“Meu palco, a dor de outra vez…”

Outros ainda têm dor na panturrilha. Mas o que é isso?

A panturrilha, também conhecida como a “batata da perna”, é a parte de trás da perna que tem uma musculatura muito importante para vários motivos. É ela que dá a movimentação à perna através dessa musculatura, e ela também tem como função massagear as veias que trazem o sangue de volta para o coração. Dizem até que a panturrilha é o coração da pele, pois o sangue vai para os tecidos pelo batimento cardíaco e volta dos tecidos para o coração através do massageamento das veias. Nas pernas, nos membros inferiores, a principal região que faz esse massageamento das veias para levar o sangue de volta é a batata da perna, ou seja, a panturrilha.

Mas por que alguém pode ter dor na panturrilha? Temos que caracterizar algumas coisas em relação à dor:

  • A dor pode ser crônica ou aguda;
  • Se a dor começou de repente;
  • Se tem relação com a movimentação;
  • Se a panturrilha ficou inchada;
  • Se é dura ou não;
  • Se está vermelhada ou não;
  • Se as veias que você olhar para a perna que está com dor na panturrilha estão mais grossas.

Tudo isso são pistas para se pesquisar problemas ortopédicos, como uma dor crônica, por exemplo, em que a pessoa tem um vício de postura de pisar, ou pé chato, que pode ser um estudo de pisada e estar dando dor na panturrilha, mas é uma dor mais suave, amadora, mais crônica, com o aparecimento mais lento, mas progressivo.

Agora, de repente, uma dor aguda na panturrilha. Uma famosa síndrome à pedrada. Imagine que você ganhou uma pedrada na panturrilha. Isso vai acontecer muito em jogos de futebol. De fato, houve um juiz de futebol que, na entrevista, comentou: “Achei que tinha levado uma pedrada na batata da perna e depois não consegui mais andar direito”. Ele teve uma ruptura de um músculo da perna, o gastrocnêmio, que é o músculo importante na panturrilha. Rupturas musculares e de vasos podem acontecer.

Às vezes, um vaso rompe na panturrilha, dando uma dor forte e ficando a panturrilha arroxeada conforme a hematoma. Se houver dor na panturrilha, é importante sempre chamar a atenção para a possibilidade de trombose venosa profunda, que é a formação de um coágulo dentro das veias das pernas. Isso é uma coisa mais séria e tem que ser atendida rapidamente. Tem que ser feito diagnóstico rapidamente e medicado rapidamente com o anticoagulante para evitar que esse coágulo formado na perna escape e vá parar no pulmão, levando o tromboembolismo pulmonar, que é uma das causas de morte súbita. Muita gente acha que a pessoa morreu de infarto, mas, na verdade, ela morreu de tromboembolismo pulmonar.

Muito cuidado em quem faz viagens longas. Tente fazer as devidas precauções para evitar trombose venosa profunda. E, às vezes, a primeira o primeiro sintoma de trombose é dor na planta.

William, então, a expressão “dor na panturrilha”, “dor na batata da perna”, abre uma chave de várias hipóteses diagnósticas. E quando existe esse quadro, tem que ser visto sim pelo médico. Quando a dor é aguda, tem que ser visto rapidamente. Para uma boa história, um bom exame físico e aí exames complementares que confirmam um possível diagnóstico. E sempre atento para uma coisa chamada trombose venosa profunda, que pode levar um quadro grave de tromboembolismo pulmonar.

Até a próxima.

Fonte: Dor na panturrilha, entenda o sintoma | Dr. Salim | Jovem Pan por Jovem Pan News