Pular para o conteúdo

Comportamento de Alzheimer: agitação e calma após banho.


Troca de Fralda – Momento Difícil para Pacientes com Alzheimer

Troca de Fralda – Momento Difícil para Pacientes com Alzheimer

Estou aborrecida porque meu pai não me deixa.

O que que seu pai fala? A mãe não deixa porque ela é muito lava. A sua mãe é lava é mãe.

Você quer ficar com seu brinquedo?

Nome você não quer mais? Não?

Mamãe, vem para cá! Você quer que eu vá junto? Cheguei eu posso ficar aqui com você. Aqui, olha aqui, olha. Brincar nada é uma escolinha de criancinha. Mamãe, eu Jardim de Infância, olha, coisas. Crianças estão brincando ali, tão bonitinhos. Parecem os anjinhos.

E eu deixo. Ué, cadê? As vezes não tem nenhuma? Onde você botou? Jesus tinha. Você perdeu? Mano, eu não tem nenhum, a agora vê se não tem um pedaço ali. É meu quarto. E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

A mãe se é se é a coisa mais linda do mundo. Você em você não, não estou nada, não. Você vai, linda. Seu pai disse. Ai, eu dormindo, eu sou ouvido. Mesmo não me quatro minutos, é mãe! Ah, tá bom. Agora tu vai ver, eu quero ver. A Rosa, ó eu vou lá para o meu quarto. Tá? Ai, você já tá boa. Tá quase acabando. Tá quase boa. Boa então. Vem sentar aqui comigo, vem.

Bom, gente, acabei de mostrar para vocês o momento difícil para minha mãe que é a troca de fralda. Ela fica bastante descontrolada e é um momento que eu não tenho como evitar. Como eu falo no curso, é um momento de agressividade. Nunca é do nada, vocês viram como ela estava. Tem motivo, só que o motivo não tem como ser evitado. É uma questão de higiene para a saúde dela. Só que a gente tem que ter a sabedoria de entender, não bater de frente, esperar. Vocês vão ver daqui a pouquinho, ela tá prática, calminha e eu saio de perto dela, fico lá quietinha. Daqui a pouco ela, daqui a pouco, baixo. E ela vai ficar lá. Mila é assim: a gente entende, não precisa levar isso para o coração, sofrer sem magoar. Me faz mal e eu gosto. Doença que ela tem é Alzheimer e é um dos sintomas. E ela se sentiu invadida, né? Porque tiramos a fralda, limpamos com lenço umedecido, lenço gelado, é invasivo, mas é necessário. Então, é assim que a gente faz, espera que passa sem ninguém ficar magoado, nem ela, porque ela vai esquecer daqui a pouco. Esquece.

Mas ela volta, ela tá bem gente, graças a Deus. Aceitando tomar os remédios, só não tá na hora de dormir ainda, né? Porque ainda não são nem 6 horas. Se dormiu, se você dormir agora, se acorda meia-noite e… Deixa eu ver e não tem nada aí dentro. A gente aqui é uma marquinha tá? Já falaram que tinha uma barata dentro da galinha. Tem outra. É mãe, essa de chover. Essa aqui que não é essa aqui. Essa não vai abrir e não tem nada aqui. Ó, revistas, abelha, pronta não acabou, acabou, acabou. Tá resolvido né? Não é aquilo.

Cadê a cabeça? Muito bem, ó. Cabeça, ombro, joelho. Cadê o joelho?

E tu tá doida?

É, o joelho da mamãe foi para cuíca. O meu papai. Meu Deus, você sabe que é uma cuíca? Que que é uma cuíca?

Deus que tira o pecado do mundo. Tende piedade de nós cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Acolhei a nossa Súplica, aconteça feita e a mamada de vovô. Né que você acha? Tá fazendo lá na cozinha.

Eu acho que vai fazer café para gente.

Sabe Francisquinha? Francisquinha que ela é muito quietinha.

Esse é um anjinho de candura. É o povo aqui fica ele, ó… E eu fui passear, é? Que não passei. Você foi passear ou não? Tá certo.

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

E aí?

Mãe, ainda 5:30 dava para você fazer uma caminhada comigo para você ver, não ficar no vuco vuco? Você sabia que você já tá boa? Tá bom. Se é para a praia. Foi para a praia. A pia. Isso. Bebeu sobras? Esse golinho. Bebe só último golinho. Bebe. É isso. Muito bem, Francisquinha! É isso aí. Parabéns para Francisquinha, que bebeu toda águinha. É isso aí, gente. Temos que hidratar. Se liga na hidratação no inverno. A gente tende a beber menos água e acaba oferecendo menos água. Não podemos esquecer da água dos nossos idosos. É isso. Beijo.

Fonte: Alzheimer- Está boa pra briga e arrumando treta para trocar a fralda mas depois do banho ficou calma por Francisquinha Alves – O bom do Alzheimer