Pular para o conteúdo

Comparação entre a Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia: sintomas, diagnóstico e tratamentos

Fadiga Crônica, Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia

Olá pessoal! Hoje quero falar sobre um assunto que acho que vocês vão gostar muito, que é a Fadiga Crônica, Síndrome da Fadiga Crônica e a Fibromialgia. Para quem ainda não me conhece, meu nome é Lívia e tenho Fibromialgia. Eu criei esse projeto para ajudar pessoas a entender um pouco melhor toda essa situação e aprender a lidar com isso. No canal já tem vários outros vídeos que eu gravei e que talvez possa te ajudar, mas hoje vou falar especificamente sobre esse tema.

Vou começar contextualizando um pouco porque acabei de assistir ao documentário “Oeste”, que é um novo documentário na Netflix que fala sobre a Síndrome da Fadiga Crônica. A Fibromialgia é uma doença que tem como sintoma a fadiga, mas a Síndrome da Fadiga Crônica é outra condição, é uma outra síndrome que em alguns pontos se assemelha muito com a Fibromialgia, vou falar um pouco mais sobre isso, mas é uma outra doença. Não que as pessoas não possam ter as duas, pode ser que sim, mas quero deixar claro que são duas coisas diferentes.

O diagnóstico dessas duas condições não tem um diagnóstico muito bem feito, porque não sabemos no corpo o que causa a doença. Por muito tempo foram consideradas doenças psicológicas, ainda hoje muita gente pensa que é causada por transtornos psiquiátricos. E aí um dos problemas é a dificuldade que a própria pessoa tem de lidar com aquilo que ela sente, aquele sintomas. Quando a gente começa a ouvir que isso é coisa da nossa cabeça, começa a se sentir culpada, que está causando a própria doença, que está doente porque tem um problema na cabeça, começamos a sentir mais dificuldade em lidar com isso, com essa montanha russa.

A Fibromialgia tem a dor como sintoma predominante, já a Síndrome da Fadiga Crônica, a fadiga é o sintoma predominante, há dias que está melhor, há dias que está pior. A dificuldade de lidar com isso é muito grande, as pessoas têm crises e ninguém entende nada, porque hoje a pessoa está bem, e amanhã não consegue sair da cama.

No documentário sobre Síndrome da Fadiga Crônica, achei muito legal, muito bonita algumas coisas que falaram. Será que a gente vai ter que esperar ter uma explicação plausível e toda uma comprovação para começarmos a cuidar dessas pessoas? Porque a gente começa a olhar e cuidar dessas pessoas, e se demorar 50, 100 anos e muitas gerações inteiras de pessoas passando pela síndrome, sofrendo sem ajuda e acolhimento, acho que é uma reflexão que a gente tem que ter. A aceitação é uma busca constante, não tem uma resposta mágica.

O vídeo já ficou bem longo e espero que tenham gostado e que a gente possa propagar essa mensagem para que a vida dessas pessoas, e a nossa vida, não precise ser tão difícil, incompreendido e solitário. Obrigada pessoal, não se esqueçam de deixar um comentário falando o que acharam do vídeo.

Fonte: SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA vs FIBROMIALGIA por Lívia Teixeira