Pular para o conteúdo

Como tratar Queratose Pilar (bolinhas no braço) – Dicas do Dr. Lucas Fustinoni


Você tem aquelas bolinhas atrás do braço, aquelas bolinhas na coxa, às vezes, no rosto? Pega sol, às vezes coça, você fica apertando?
Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre o que é isso, e como você pode fazer para estar tratando esse problema da queratose pilar.
Meu nome é Lucas Fustinoni, do Canal Éclairé. Toda semana a gente tem novidades, aqui, para você. Se você ainda não é inscrito, clica no botão de se inscrever, que você vai receber, todas as semanas, as novidades, os vídeos que a gente grava, você vai receber em primeira mão.
E hoje a gente vai falar, então, sobre essas bolinhas que surgem, que incomodam tanto as mulheres. Nós comentamos um pouco sobre isso, no vídeo de noivas. Se você clicar no link aqui embaixo, nós temos um vídeo em que a gente fala sobre como que as noivas fazem para lidar com isso. Porque imagina que você vai casar, coloca aquele vestido aberto, e fica aquele braço cheio de bolinhas.
Eu procurei um termo popular para dizer a queratose pilar, mas eu não achei. Então, a gente vai tratar como bolinhas. Mas não é assim que chama, não. Então, o nome correto é queratose pilar ou ceratose folicular.
E o que é isso? Por que que acontece esse problema? É um problema originado na pele, no poro, que funciona como fosse uma rolha de queratina naquela ponta. Então, a tua pele produz um pouquinho mais de queratina, fazendo aquela proeminência. Então, você passa a mão fica aquelas aspereza.
Pode acontecer atrás dos braços, pode acontecer no rosto, pode estar relacionada a algumas doenças, por exemplo, deficiência de vitamina A, em que a pele começa a produzir mais queratina do que deveria. Mas, geralmente, não está. Geralmente tem um caráter hereditário. Às vezes, as famílias têm. Não é contagioso, também, não traz nenhuma outra repercussão. O pior problema é um problema estético. As mulheres se preocupam mais com isso.
É muito importante comentar aqui, que antes de fazer qualquer coisa, você tem que procurar o seu médico para estar avaliando sua pele. Não faça tratamentos caseiros. Quem acompanha o Canal Éclairé, aqui, sabe que eu sou contra os tratamentos caseiros sem você passar por um acompanhamento médico.
E, nesse problema, então, das bolinhas, é muito importante você saber que não tem cura. É algo que você vai ter a vida inteira. Então, o que a gente vai comentar aqui, são as coisas que você pode fazer para estar combatendo, mas que você vai fazer algo e nunca mais vai ter, isso não.
Então, os tratamentos para a queratose pilar são tratamentos que visam destruir aquelas lesões. Então, você pode fazer o tratamento com os ácidos que o seu médico estiver prescrevendo. Como pode fazer o uso de sabonetes com ácido salicílico, ácido glicólico, que vão ajudar a destruir aquele pontinho ali, de queratina.
Alguns casos, por exemplo, laser pode beneficiar. Casos extremos, existe até medicações via oral para estar tomando. Algumas pessoas quando pega sol, melhora e tem outras pessoas que piora. Não tem uma regra também. Isso vai da sua percepção pessoal.
Essa é a queratose pilar, pessoal. Espero que vocês tenham gostado do vídeo, tenham aprendido um pouquinho o que é aquilo.
Outra coisa, não fica apertando, porque eu já vi muita gente com o braço todo manchado ali. E depois é difícil estar tratando esse tipo de mancha que a pessoa criou. Então, não fica apertando, vai no seu médico, investiga certinho e vai tratar do modo correto, que você vai melhorar. Mas o tratamento tem que ser contínuo, ao longo da vida.
Espero que tenham gostado vídeo. Espero você se inscrevendo no canal, se você ainda não é inscrito, para receber toda semana os vídeos aqui.
Lucas Fustinoni, do Canal Éclairé, de Curitiba. Um forte abraço e até a próxima.
Fonte: Como Combater as Bolinhas no Braço (QUERATOSE PILAR) – DR LUCAS FUSTINONI por Dr Lucas Fustinoni