Pular para o conteúdo

Como tratar queimadura solar em rosa do deserto


Então pessoal, eu já falei com o meu coração, é meio volúvel. Ele se apaixona demais e hoje estamos assim, de eterna aosummer. Porque não tem como não se apaixonar por um vaso desse de eterno verão da mulher, do que coisa linda, não é? O que eu falo, crocante de botão desse jeito, vai ter que mostrar depois quando estiver crocante de flores. E de repente, eu tenho uma da mesma planta aqui, um pouco mais clara, linda e maravilhosa. E falando de verão eterno, chegou a hora de fazer saia para as minhas rosas do deserto.
É verdade que você saia porque bom, calma lá. Vamos falar primeiro de FranceFrancy. Franciane, parabéns. No dia 4, ela comentou em terceiro lugar. Ela já tinha comentado em segundo lugar no dia 3. E ela tinha no dia… Vamos ver, vamos ver onde tá aqui ó, no dia 30 ela tinha comentado em quinto. A Franciane é uma base ganhadora do canal. Só que ela ganhou no dia 3. É o cumê, barriga no dia 4 já comi barriga, não cumprimentei ela, não falei isso para vocês.
Então, do ataque no dia 4, a Franciane ganhou. Porém, ontem nós tivemos dois ganhadores. Mateus Mendonça, que ele comentou em segundo. Nós tivemos um Mateus Mendonça por aqui, ou no dia 3, tá? E nós tivemos o Mateus Mendonça no dia 2. Então, mas Mateus Mendonça foi um dos ganhadores, um dos vencedores do Desafio do canal. Ontem, parabéns Mateus. Mas não foi só o Mateus, olha que o Cid Cordeiro em terceiro, mas o Cid Cordeiro também, aqui no dia 3 estava em quinto, e no dia 4 estava em terceiro. Então, marcou três vezes.
Hoje, nós estamos dando os parabéns para três vencedores do Desafio do canal. Eles já fizeram contato com a gente pelo e-mail, pelo hotsite. Já estamos combinando envio e vamos falar de verão e de rosa do deserto, de saia de papel.
O que é que acontece, gente? O Sol ele caminha, o zênite ele muda conforme as posições do ano. Chegou o verão, ele está em outra posição, ele está incidindo de maneira diferente. E olha, semana passada ainda tá chovendo. Essa semana acabou o período de chuva, entrou a seca, e entrou um Sol de instalar mamona. Entrou um Sol de rachar. O Sol da manhã é benéfico para todas as plantas, mas vocês viram que eu poder, as rosas do deserto, elas estão sem folhas para proteger o caule e um batatão destaque, é cheio d’água dentro. O Sol esquentando, ele queima de dentro para fora e ele começa a necrose, o caldo ex apodrece. Então, as pontas que estão aqui fora, que ficam aqui fora, o que elas pegam de Sol da manhã que vem nessa direção, o Sol de meio-dia que chega de cima, não tem problema. Agora, a tarde vai virar pra lá e ela vai mostrar que não tem proteção e vai provar.
Gottardi, olha esse céu maravilhoso. Só que isso daí é um Sol, é um calor imenso que pega a tarde toda aqui. Então, deixa eu mostrar como ficou uma planta exposta ao Sol da tarde. Uma planta bem podada já está brotando. Aposta foi feita na Semana Santa. E, aliás, me desculpem, aquele vídeo sequencial que eu ia mostrar toda a semana, vou mostrar de novo. Amanhã, a manhã toda, segunda-feira, e mostrar, mostrar amanhã a votação, porque eu aproveitei tudo no sábado, fiz replantio. Eu gravei um vídeo para mostrar na segunda. Eu fiz um vídeo de certificação na terça, e hoje estou fazendo a saia de papel.
Então, só amanhã que vai entrar o vídeo. Era a segunda-feira, quer acompanhamento de como a planta vai evoluindo depois de uma porta. Bom, essa já está toda pronta, Dinho, que linda, maravilhosa. Mas isso daqui é cicatriz de uma queimadura de dois anos atrás dessa banca. Ficou nessa posição. E, aliás, já está precisando. Detesto planta fundida no vaso assim. Significa que o substrato já compactou, já desceu, para o replantio. Está na fila do replante.
Mas olha do lado de cá, isso é a necrose. Isso é a queimadura do verão passado. Gente, olha só, acontece mesmo. Queimou o tanto que aqui em cima a planta até tentou emitir novas raízes para se alimentar por causa do tanto que o tronco estava queimado. Olha aqui ó. E ele chega a podre. Poderia ser que apodrecesse aqui porque essa planta está num local muito ventilado. Não aconteceu, mas olha o tanto que queimou. Essa é uma planta mais arbustiva. Olha outra aqui. Essa daqui também errava poder. Olha que coisa mais linda. Já tá florindo aqui, mas olha aqui ó, é a queimadura do verão passado. Olha aqui ó, a quantidade de tecido queimado, necrosado. Então, por isso que a gente faz esse trabalho aqui ó. Enquanto vai ficar tomando Sol da tarde, com o Sol da manhã, ela pode ficar. Se ela vai ficar tomando o Sol da tarde, é porque vai fazer aqui pra nós.
Vamos fazer três. Então, qualquer proteção é suficiente, mas uma proteção aqui de papel é ótima. Tá bom, vamos lá. Cris pode fazê-la que assegura, curta então ó. Pegou o papel. Está aquele papel de pop normal. Antigamente, a gente pegava na padaria. Ela só vai reunir aqui, as duas pontas do papel. Op, uniu. Fez a rainha. A parte principal do texto vai estar protegida. E tem que ficar de sair agora porque nós vamos ter esse Sol escaldante aqui no Mato Grosso. Nós vamos ter esse Sol escaldante de agora até setembro/outubro, quando voltará a chover. Então, para nossa planta não sofrer desse jeito, a Cris está saindo aí. Olha, vida daqui para lá. Agora, lá, a mostra pra nós.
Olha aí, nossas plantas. Tá tudo com sainha. Essas são as plantas que ficam aqui fora. Sejam podados pela gente de uma hiper floração, esse ano tem que ficar com essa linha, porque queima mesmo. Queima porque por aqui, o verão é verão eterno. E ainda quer mostrar mais amarelo pra vocês.
O pessoal, olha só o professor. Esse vídeo, um perfume inebriante. Não sei se ela vai conseguir mostrar, que está cheio de boca, as abelhinhas voando por aqui. Eu estou mostrando pra vocês a orquídea sumaré. Sumaré é uma orquídea da nossa região. É uma orquídea rupículas. Ela fica em cima de blocos de rocha de pedra. Raiz delas fica na pedra e ela faz isso daqui. Ela faz é essa imensa touceiras. Ela forma esse, bubu, e ele é medicinal. Piadinha sem graça, mas é remédio. Hemorróida. Só que é pra falar e tirar aquela, aquela seiva de liga dela que vira remédio da faz uma pomada cicatrizante. Mas é maravilhoso. Então, isso daqui é a natureza do Brasil. Essa flor avaí espetacular, da urca. Sumaré, só para fechar esse vídeo, mostrando um pouquinho mais para vocês aqui no meu jardim.
Valeu. Espero vocês visitando o site, que está de cara nova, lindo e maravilhoso. www.unibrasil.com.br Beijo.
Fonte: Rosa do deserto: Queimadura solar por Apolonia Grade