Pular para o conteúdo

Como tratar a constipação intestinal: dicas e remédios naturais.

Olá, eu sou o doutor Marcelo Werneck, coloproctologista e hoje vamos falar sobre constipação intestinal.

É um problema que afeta milhões de pessoas no mundo todo e nada mais é do que seu intestino que muitas vezes não funciona bem, é preso como as pessoas chamam, prisão de ventre tem várias definições, desde a pessoa que vai poucas vezes ao banheiro até as pessoas que têm as coisas muito duras e é seca sem fazer muita força.

Em geral, as mulheres são mais acometidas porque têm uma variação hormonal maior que as dos homens. Além disso, investir nas mulheres em geral é um pouco mais longo. Algumas pessoas têm a constituição até familiar em vários casos na família e tendem a ter um funcionamento mais lento.

Existem alguns critérios que a gente usa para saber se a pessoa tem constipação ou não, mas mais importante é saber se o seu ato intestinal o que incomoda é importante avaliar saber se está tudo bem se aquilo é normal e comum que pode melhorar. As primeiras medidas que a gente toma é sempre com alimentação porque a nossa dieta em geral é pobre em fibras e as fibras formam grande parte nas fezes.

Então se a gente não come direito, o investimento vai funcionar direito. Outra questão importante é a ingestão de líquidos. Se a gente não ingere líquidos suficientes, às vezes vão ficando mais ressecados o trânsito de destino funciona mais lento. A sociedade em que se come mais fibras, toma mais líquidos, o intestino funciona melhor. Se as intervenções na alimentação não foram eficazes, a gente tem essa e outras causas. Existem doenças que podem deixar o destino funcionar mal, por exemplo, doenças da tireoide que pesquisar se tem alguma outra coisa causando.

Se a gente chegar nenhuma outra doença e a intervenção na dieta não foi eficaz, aí nós vamos entrar com os laxantes, mas existem vários tipos de laxante e é muito importante que a pessoa não faça uma automedicação porque existem mais chances deles agredirem o intestino. Então, a longo prazo, não há segurança comprovada e pode causar dependência, deixar mais lento e de alguns quadros que deixam simplesmente não movimentar direito.

Para maiores informações acesse o site ou deixe o link abaixo, pode deixar comentários sugestões de vídeos e até a próxima.

Fonte: Tratamento de constipação intestinal por Dr. Marcelo Werneck