Pular para o conteúdo

Como Superar a Síndrome do Pânico: Dicas e Estratégias Eficazes.


A síndrome do pânico é uma doença incapacitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Essa síndrome é na verdade uma reação do organismo que ocorre em todos os predadores, incluindo nós, seres humanos. Diante de uma situação de perigo, como um ataque de leão no zoológico, o nosso organismo produz uma descarga de adrenalina para nos prepararmos para uma atitude de fuga ou de ataque.
Mas imagine agora que você está em casa, na igreja ou em qualquer outro lugar e de repente sem motivo aparente, o eixo HPA (hipotálamo, hipófise-supra-renal) produz uma descarga de adrenalina em seu organismo. Em questão de segundos, você começa a sentir todo o tipo de sintoma físico, como taquicardia, falta de ar, suor excessivo, sensação de morte iminente e as vezes a pessoa pode desmaiar.
Isso é a síndrome do pânico. Ela ocorre quando, inconscientemente, seu corpo cria um circuito de sinapses que reproduz a produção de adrenalina sem uma razão real. Essa sensação de morte é tão real que pode fazer com que a pessoa comece a se isolar, sofrer de fobia social, ter medo de sair de casa e até mesmo de morrer.
A crise total de síndrome do pânico dura em média de 14 a 15 minutos, os primeiros 7 a 8 minutos para chegar ao pico da crise, e o restante para encerrar. Apesar de não haver registro de morte por síndrome do pânico, essa doença pode diminuir o sistema imunológico e afetar o sistema cardiovascular.
Felizmente, a síndrome do pânico pode ser tratada. O tratamento pode ser espiritual, com um bom conselheiro e com a ajuda da graça de Deus. Mas também é possível buscar ajuda médica ou psiquiátrica, com uso de medicamentos adequados e psicoterapia para desmontar as sinapses que criaram mecanismos de defesa inconsciente.
Com o tratamento adequado e o tempo certo, muitos pacientes com síndrome do pânico já conseguiram superar essa doença e levar uma vida normal.
Fonte: É Possível Superar a Síndrome do Pânico ? por UniAberta