Pular para o conteúdo

Como Prevenir e Tratar Tendinite e Tendinopatia

O que é tendinite? Qual a diferença entre tendinite e tendinopatia?

Se você sofre com tendinite/tendinopatia e não sabe muito bem a diferença entre esses dois problemas, eu, Marcio Guimarães, diretor da Trato Fisioterapia e Instituto Trata aqui em São Bernardo do Campo, vou explicar um pouquinho sobre isso. Mas antes, é importante entender qual é a função do tendão.

O tendão é responsável por ligar os músculos ao osso e, quando o músculo contrai, ele gera tensão no tendão, que é responsável por gerar movimento. O tendão tem a capacidade de transmitir essa força.

A tendinite é uma inflamação do tendão, ou seja, quando você tem um diagnóstico, o exame de ultrassom ou uma ressonância que apresenta o termo “it” (que quer dizer inflamação), quer dizer que o seu tendão está sofrendo um processo inflamatório. Por exemplo, se você começou a jogar tênis e abusou da prática, pode sobrecarregar o tendão e inflama-lo. Se você não tratar, pode gerar um processo crônico que pode evoluir para tendinopatia.

Por sua vez, tendinopatia é um processo de degeneração do tendão. O tendão tem as fibras todas alinhadas, mas na tendinopatia, essas fibras começam a crescer e podem até se romper, fazendo com que o tendão perca as suas capacidades e gere dor.

Mesmo quando o tendão está degenerado, ele pode inflamar e causar tendinite. Por isso, os dois casos afetam os tendões e são fases da doença. Normalmente, começa com tendinite e evolui para tendinopatia.

O grande “x” da questão é que precisamos desinflar o tendão e entender por que ele está inflamado, ou seja, sobrecarregado. Isso pode ocorrer por causa de um músculo fraco, um desequilíbrio de movimento ou movimentos repetitivos em que o tendão não está preparado para realizar aquela atividade.

Hoje existem vários recursos para tratar o tendão, que incluem aparelhos de infravermelho, exercícios específicos e tratamento para corrigir a sobrecarga no tendão. Se não fizermos isso, a dor volta e se torna crônica. É importante tratar a causa do problema e evitar a sobrecarga no tendão para evitar problemas futuros.

Se você sofre com tendinite/tendinopatia, saiba que tem tratamento e uma luz no fim do túnel.

Fonte: Tendinite e Tendinopatia por Eu Trato, eu conquisto!