Pular para o conteúdo

Como prevenir e tratar a osteoporose na coluna vertebral.

Osteoporose e a coluna vertebral

Olá, eu sou o Dr. Paulo Cavalli, ortopedista especialista em coluna vertebral. Hoje, vamos falar sobre osteoporose e a coluna vertebral.

Primeiramente, é importante definir o que é a osteoporose. Ela se trata de uma diminuição acentuada acima do limite considerado normal da densidade dos ossos do nosso corpo, decorrente da diminuição do cálcio presente nessas estruturas ósseas.

Existem dois estágios da osteoporose, sendo o primeiro denominado de osteopenia, que se trata de uma diminuição parcial e mínima da densidade óssea; o segundo, é o estágio avançado da doença, a osteoporose propriamente dita.

O problema da osteoporose na coluna vertebral é a alta incidência de fraturas, como de achatamento e de colapso vertebral, causando dores intensas e dificuldade de mobilidade.

É importante procurar acompanhamento médico especializado, principalmente as mulheres na fase pré-menopausa, em que já ocorre diminuição gradual da densidade óssea e com o uso de exames e tratamentos, é possível identificar e tratar precocemente a doença.

O tratamento da osteoporose na coluna vertebral envolve o uso de medicações com a combinação de três tipos de medicamentos: cálcio, vitamina D e bifosfonatos, além de substâncias sintéticas formadoras de osso.

Em casos excepcionais, podem ser necessários procedimentos mais invasivos, como a injeção de cimento ortopédico ou cirurgia para fixação da coluna vertebral.

O importante é realizar um acompanhamento médico periódico para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Inscreva-se no nosso canal para mais informações sobre saúde da coluna vertebral.

Fonte: Osteoporose da coluna vertebral por Dr. Paulo Cavali