Pular para o conteúdo

Como prevenir e tratar a insuficiência renal em gatos


Atualmente, as doenças renais em gatos são extremamente comuns. Acredita-se que 10 por cento dos gatos com mais de dez anos possuem alguma das enfermidades. Eu listei 4 das principais que mais afetam os gatos e vou falar um pouco sobre cada uma:
Para começar a falar sobre as enfermidades, quero explicar um pouco sobre o que é a insuficiência renal. A insuficiência renal é um problema que atinge principalmente os gatos mais velhos, mas isso não significa que ele não possa atingir os gatos mais novos também. A insuficiência renal não consegue filtrar as toxinas do sangue e significa que um gato com insuficiência renal pode ter um acúmulo de toxinas no sangue, o que pode levar a uma inflamação da parede de uma capela.
As quatro principais enfermidades são:
1. Nefertitiaegypti: É caracterizada por alterações inflamatórias renais, podendo ser crônica ou aguda. A diferença é que a crônica surge subitamente e pode fazer com que o animal perca ou elimine totalmente outras 1.200. Os seus sintomas são falta de apetite, vômito excessivo, falta de urina e apatia.
2. Insuficiência renal crônica: Pode levar o animal à óbito. Diferente da nefrite, ela causa o mau funcionamento dos rins, fazendo com que o animal não consiga filtrar as toxinas do sangue. Os principais sinais clínicos desta doença são o animal começar a beber muita água, justamente por tentar ajudar o organismo a eliminar as toxinas. Outros sinais clínicos desta doença é a falta de apetite, vômitos letargia, úlceras gastrointestinais, apatia, vômito, impressão alta. Quando o animal tem pressão alta, ele pode perder a visão.
3. Tumor renal ou linfoma: É um tipo de tumor mais comum entre os gatos. Costumam apresentar uma rápida evolução. Os principais sinais clínicos dessa doença são a falta de apetite, vômito, letargia e perda de peso.
4. Obstrução do trato urinário: Essa doença, também chamada de bonitinha, é caracterizada pelo aparecimento de cálculos no trato urinário. Essas pedras frequentemente obstruem a uretra dos machos e causam uma inflamação nas semis calmo. Os principais sinais clínicos dessa doença incluem sangue na urina, eliminação da urina em várias vezes a última em poucas quantidades, dificuldade para urinar e ausência da produção da urina por vários dias.
Deu para perceber que a maioria dessas doenças é caracterizada pela falta de apetite, vômito e o animal começar a beber água em excesso. Então, vale lembrar novamente que é muito importante você reparar na mudança de hábitos do animal. Ele começa a beber muita água? Ele começa a beber pouca água? E se ele não começa a ter mais apetite e fica mais desanimado? Então, vale lembrar que essas doenças aparecem subitamente. O animal apresenta muita mudança no início da doença e, quando foi levado ao veterinário, exige um exame de sangue e um exame na urina, porque a doença renal pode causar mau hálito.
Muitos donos acabam indo do veterinário para fazer uma limpeza bucal no animal e anestesia pode piorar o quadro dos rins. Então, quando você vê o seu animal já está apresentando a falta de apetite, ele está bebendo mais água ou pouca água, então leva no veterinário antes de fazer qualquer outro procedimento. O veterinário precisa fazer um exame de urina para prevenir. Um emergencial veterinário estudou para isso. Ele estudou bastante tempo de faculdade para entender as doenças que os nossos animais apresentam.
Não adianta o dono de pet ser um leigo, se falar algo, fala por vizinhos, tentar automedicar. Isso pode prejudicar mais ainda a saúde do animal. Qualquer sinal de mudança do seu animal no seu cachorro ou gato, enfim, leve-o ao veterinário. Faça uma consulta, pelo menos assim você vai estar segura de que o animal está passando por nada mais sério e, se estiver passando, você já está preparado e vai poder começar o tratamento bem cedo e prolongar a vida do seu animal e o bem-estar dele.
Outras causas de insuficiência renal incluem a idade, como eu disse no começo do texto. O gato mais velho tem mais chances de ter insuficiência renal do que o gato mais novo. Outra causa é a raça do animal. Algumas raças têm mais chance de terem Insuficiência Renal, como o Siamês e o Persa. A alimentação também é outro fator. Dietas que possuem muita proteína e grande quantidade de impostos podem ajudar o animal a ter insuficiência renal no futuro. Regiões, medicamentos ou outras substâncias químicas podem ajudar a causar lesões nos rins de um animal.
Agora, algumas dicas que ajudam o animal a não ter insuficiência renal:
– Deixe sempre água limpa e fresca para o seu animal beber.
– Não dê restos de comida, guloseimas e comida do seu animal.
– Saiba a raça do seu animal e fique sempre atento às mudanças dele.
– Não espere o animal ficar super debilitado para levá-lo ao veterinário.
Espero que vocês tenham gostado do texto e das dicas. Estudei bastante para poder passar informações importantes sobre as doenças renais em gatos. Se tiverem mais alguma dúvida, comentem abaixo. A ajuda de vocês é bem-vinda para ajudar o canal a crescer e aprender mais coisas sobre gatos.
Fonte: INSUFICIÊNCIA RENAL EM GATOS por Dlog, Um canal sobre dogs