Pular para o conteúdo

Alimentação para cães com insuficiência renal


Olá, meus amigos e amigas! Bem-vindos ao canal “A NP Dog – Alimentação Natural para Dogs”. O canal mais verde do Brasil, tenho certeza! É possível que tenha alguém mais verde do que o quê? Do que o canal! Amigos, vamos falar neste vídeo sobre alimentação natural para cães com doença renal. Sim, é possível preparar gestos naturais para qualquer tipo de doença que um cachorro possa ter, e sim, as dietas naturais são bem melhores do que as rações terapêuticas.
Meu nome é Chegar Gomes, sou médico veterinário formado na Universidade de Brasília, fiz Mestrado na USP e sou a favor de tudo que objetiva a saúde animal.
Pontos positivos na comparação entre uma ração renal e a alimentação natural para pacientes renais:
– As dietas naturais têm ingredientes de melhor qualidade do que as rações terapêuticas para pacientes renais.
– Com a alimentação natural, você vai dar uma dieta bem mais barata ao seu animal do que as rações renais.
– A maioria dos médicos veterinários orienta que os pacientes doentes renais sigam uma dieta com menor teor de proteínas. O problema é que esse dado é de pacientes doentes renais humanos, não necessariamente se aplica aos cães. Além disso, o paciente renal perde massa muscular, e isso pode ser ainda mais agravado por uma dieta com menor teor de proteínas.
– Os cães são carnívoros e se dão bem com proteínas de origem animal, não proteína de origem vegetal. A proteína do ovo é a melhor proteína para os cães, é 100% absorvida, sendo a carne de frango, boi e porco cerca de 92% absorvida, o fígado cerca de 90%, e o leite e derivados cerca de 89%. Já as proteínas de origem vegetal possuem pouca absorção pelo cachorro, sendo a proteína da aveia cerca de 66% absorvidas, a do trigo cerca de 64%, e a proteína do milho cerca de 54%.
É importante lembrar que os rins dos cães não foram feitos para eliminar muita proteína, portanto uma ração com muita proteína pode ser prejudicial. A quantidade de fósforo também é relevante para a dieta do paciente renal, pois a sua acumulação no sangue pode ser nociva e os probióticos ajudam a diminuir a quantidade de ureia que o cachorro absorve.
Por fim, a dieta de um animal doente renal deve ser anunciada e calculada por um médico veterinário, e caso você queira uma dieta personalizada para o seu cão, é só enviar um e-mail para o vet.hedegaard@gmail.com, que eu explico como funciona o atendimento e orço um preço.
Obrigado por ter assistido este vídeo, inscreva-se no canal, deixe uma curtida, um comentário e uma sugestão de tema para o próximo vídeo. O canal A NP Dog tem um link na descrição do vídeo para mais informações. Eu e meus amigos são mais pra vocês. Um abraço em você e também em seu cão. Tchau!
Fonte: Insuficiência renal em Cães: alimentação | Dr. Edgard Gomes por ANPDog: Alimentação Natural para Dogs