Pular para o conteúdo

Como o celular e o computador afetam a visão: conheça os riscos


Veja a reportagem bastante interessante com Bruno Gandhi. No sofá da casa, os primos se divertem juntos, ou melhor, cada um no seu celular ou notebook. Desde o Serginho, que tem cinco anos e se costuma fazer com o celular; ao Ol, assistir vídeo da Mall Óptica. Também é um eficaz porque você joga com os jogos e já foi até a Maria Vitória e a Júlia Maria, de 12 e 13 anos de idade, que já usam para redes sociais.
Eu uso mais na ESAP pra começar com os meus amigos e no Instagram, é também. E você?
É também defendido a tese entregada uma coisa nesse perfil de fãs aff rs nesta grande Facebook, seus cães e pra essa galera ficar quietinha. Sim, é só mesmo desse jeito, para a sorte da responsável por eles. A avó costuma brincar mais com outras coisas, vão ficar mais um celular com que alcançou lá. Brinca de outras coisas e faz o que ela tem um dom cancelar tipo de brincadeira que sobre a linha.
Depois disso, o profissional só você gosta mais de Call Center celular porque 15 noia nisso quem salvou. Como é que é isso para a avó? Isso é bom. É a eu acho que que é bom que eles não sou cego, mas não é bom que eles iam muito, mas é a única forma de eles ficarem quietinhas, é senhora muito bom ela sair da paz.
Mas o que pra eles pode ser uma brincadeira, um passatempo, uma forma de ficar de boa, para a doutora Edna oftalmologia e tantos outros especialistas, isso é uma preocupação, porque o número de casos de miopia aumentou em 35% só entre crianças de 1 a 4 anos de idade. Imagina acima disso tudo seria por causa da acomodação dos pais.
Eu tenho falado isso no consulado todos os dias com os times, porque é isso tem que ser olhado com muitos muitos cuidados em crianças, o uso incontrolado de telas de imagens, smartphone, computadores, se tablets, entra isso trazido muito prejuízo aos olhos das crianças, mas hoje é comum você chega em um restaurante e a criança de um ano e já tá lá com os dedinhos mexendo na tela.
Existe todo um processo que o olho tem tempo trabalhar para fazer o foco de pé. O que leva os problemas em crianças e adolescentes é um processo também chamado de acomodação, só que das vistas, onde o olho precisa trabalhar para mudar o foco, seja de longe pra perto ou de perto para longe, e se ele faz isso muitas vezes quando se está olhando no celular, por exemplo, acaba trazendo problemas com o passar do tempo.
Além de você estar trabalhando com músculo pra fazer o foco, você ainda está jogando luz em excesso pra dentro desse ouro. É as crianças antigamente brincavam muita onda do sol, em quintais, bonecas, em corridas em futebol e hoje ela fica o dia inteiro na televisão, no computador, que outra alteração pode trazer essas crianças?
A falta de vitamina D, porque elas são de um som e isso também é importante não só a visão, mas há outras coisas também. Essas outras coisas vão desde atrofia cerebral que afeta os cinco sentidos e pode até mesmo levar ao mal de Alzheimer ou mal de Parkinson precoce.
Além disso, as crianças podem acabar viciadas nos aparelhos, de forma semelhante ao que acontece com o uso de drogas. Segundo o estudo realizado nos Estados Unidos pelo Instituto Nacional de Saúde, isso pode ocorrer se a pessoa fica mais de meia hora por dia focada nas telas, que geralmente ficam a curtas distâncias.
Fora isso, as crianças e adolescentes também podem ficar tão voltadas ao próprio mundo que para o de socializar com outras pessoas, um estudo do grupo C-legião anossa Santa Terezinha no Brasil mostrou um aumento de 37% nos casos de depressão em adolescentes e que um em cada cinco apresentou alterações na saúde mental por falta de sociabilidade.
A doutora acredita que isso também tem relação com a falta de exemplo dado pelos próprios pais. A criança, você tem que colocar limites e hoje os pais estão deixando esses limites serem infringidos, porque é mais fácil você sentar num restaurante então ao seu alimento junto com seu esforço, do que você comer sozinha para cuidar de uma criança, para o marido tomar o alimento para depois você trocar, então você, por comodato, dá o celular a Galinha Pintadinha ou a algum filmezinho para a criança bebê para você comer.
Isso nós vamos ter que cortar. Ela é especialista em ceratocone, uma doença degenerativa da córnea, que faz com que essa córnea cresça afinando a parede interna e ficando em formato de um cone, provocando miopia e astigmatismo, o que desfoca a visão. A doença só é corrigida com cirurgia ou transplante.
A doutora afirma que antes a ceratocone era considerado de origem genética agora depois dos celulares e computadores não é mais. “Eu trabalho com ceratocone há 23 anos e eu tenho observado no consultório que o ceratocone cessou apareceu em média entre 12 a 20 anos, e agora nós temos recebido crianças entre 3 a 5 anos de idade com a ser matismo altos, 34 graus de astigmatismo e as topografia já mostrando possibilidade de desenvolvimento saem intensas muito pessoal”.
Por isso, mesmo que o mundo de hoje seja assim, com os olhos vidrados nas telinhas, é bom que os pais fiquem atentos na quantidade de tempo que os filhos permanecem desse jeito. Vocês conseguem se imaginar hoje sem esse celular, sem esses aplicativos, rede social?
Fonte: Celular e computador podem causar danos a visão por RICtv Maringá