Pular para o conteúdo

Como melhorar a constipação intestinal: causas e tratamentos.

E você sabe que o básico para sua saúde é ter o intestino funcionando bem. Não é? O intestino influencia a absorção de nutrientes, o funcionamento do nosso cérebro, produção de neurotransmissores e a forma como nossas glândulas funcionam. Além disso, ele também causa uma série de desconfortos, como gases, sensação de estufamento, dor abdominal e aquela sensação sempre de evacuação incompleta, o que não é nada agradável.

Recebo com muita frequência essa pergunta: como é que eu faço para o meu intestino funcionar bem? Meu estilo é preso demais. E é claro, quando o nosso intestino não funciona bem, ele não funciona bem há muito tempo. A gente primeiro tem que descobrir o que está acontecendo. É por conta de estresse? É por conta de uso de medicamentos como anti-inflamatórios, como anti concepcionais, como antidepressivos?

E se você ainda não está funcionando bem, é porque você não bebe líquido adequadamente? Ou é porque você consome pouca gordura e aí sente que não ficar ressecado demais? Ou porque você consome pouca fibra, pouca fruta, pouca verdura? Ou porque você sobrecarrega muito o seu sistema gastrointestinal, come demais, come elementos em grande quantidade ou como alimentos são muito irritantes para o sistema digestivo?

Então, temos que achar sempre a causa. Mas água, exercício, dormir bem e controlar o estresse são fundamentais para o bom funcionamento do nosso intestino.

O exercício não movimenta apenas os nossos músculos esqueléticos, aqueles que vemos. O exercício movimenta também o que está por dentro. Então, fazer atividade física é super importante para o peristaltismo. Dormir bem faz parte disso. Quando você não dorme bem, você fica inflamado, você produz mais cortisol e isso pode modificar também o seu funcionamento intestinal. Pode fazer com que as bactérias boas morram e sem bactéria boa, você vai produzir menos butirato, que é um dos componentes, um dos ácidos graxos de cadeia curta e fundamentais para as células do seu intestino ficarem muito saudáveis.

Controlar o estresse é importante, porque se você está estressado demais, pode acontecer duas coisas: ou o intestino solta, ou o intestino prende. E quando você come bem, você está comendo muitos alimentos do tipo fast-food, está consumindo alimentos que você não consegue digerir bem, uma quantidade grande, por exemplo, de farinha, salgadinho, bolo, pizza, pão, barra de cereal, tudo com muita farinha aqui faz com que seu intestino fique mais parado. Ou você está consumindo pouca fruta e verdura.

E agindo dessa forma, você tem que descobrir o que funciona para você. Algumas frutas e verduras apesar de terem fibras, podem te dar mais gases, podem fazer com que o seu intestino fique mais irritado. Algumas pessoas vão falar assim, “olha quando eu tô preso, se eu como uma salada, por exemplo, cheia de folha, não adianta nada. Não resolve nada”. Outra pessoa vai falar que sim, mas aquela pessoa que não resolveu com consumo da salada, de repente é a laranja com bagaço que vai resolver, a tangerina, ou é uma fruta cozida que facilita o processo digestivo.

Então procure um nutricionista para vocês começarem a rever o que está acontecendo e poder fazer o intestino funcionar todos os dias. Intestino funcionando todos os dias é a chave para a sua saúde, não só gastrintestinal, mas a saúde das suas glândulas para que você possa produzir os seus hormônios para saúde do seu cérebro, ação de da sua tireoide. É importante, muito importante para tudo. Então, faça o intestino funcionar todo dia.

Meu nome é Andréia Torres, eu sou Doutora em ensino na saúde, sou nutricionista e você me encontra aqui no canal. Não deixe de assinar, não deixe de clicar no Sininho para não perder nenhum vídeo.

Fonte: PRISÃO DE VENTRE | CAUSAS E TRATAMENTOS DA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL por Andreia Torres