Pular para o conteúdo

Como manter a saúde em dia

E agora um alerta de saúde: uma mãe resolveu usar as redes sociais para chamar a atenção das pessoas sobre o risco de receitas caseiras para tratar doenças. O filho dela quase morreu por causa de uma indicação na internet para tratar a crise de tosse. Preste bastante atenção e entenda essa história e saiba em detalhes como se proteger das dicas sem comprovação científica na reportagem de Ana Paula Leve. Eu vou prestar bastante atenção porque eu já cometi esse erro, eu não sabia dos riscos que estava correndo.

Acompanhe o que esperar do comportamento de uma criança saudável: energia de sobra, é super ativo, fala bastante, corre pra lá e pra cá. As doenças comuns nessa fase da infância também pegam o menino vez ou outra. Ele estava com a tosse que acabou com a disposição para qualquer brincadeira. Ele estava apenas com um resfriado, estava com um pigarro escorrendo e quando ele foi dormir começou uma crise de tosse por causa do congestionamento do nariz. A mãe Juliana levou o filho a pediatra, ela passou o xarope e fisioterápico para ele tomar que já é de costume dele e inalação somente com soro porque não tinha nada de sinusite, não tinha nada no pulmão, estava limpinho.

Depois de dois dias nada de melhora, aí ela foi pra internet ver o que as pessoas tinham a compartilhar sobre o assunto. Na internet, disseram que enquanto as crianças estivessem com tosse, que poderia cortar a cebola e colocaram quatro próxima criança que resolveria. A informação ficou registrada na memória.

Na noite seguinte, ela resolveu seguir a dica dos internautas, pegou uma cebola média atirou a casca e partiu em quatro pedaços. Levou o prato com a cebola cortada até o quarto e deixou no chão para que o menino inspirasse esse ar enquanto dormia. Deixei ela na parede no final da cama, não coloquei nem próximo a ele.

Depois que eu coloquei, não deu nem cinco minutos quando se desencadeou para uma crise de tosse terrível. O tom é de conselho, sabe, aí uma cebola dividido ao meio para acabar com a tosse da criança. A máxima dos dentes de alho e usá-los em uma espécie de pasta para acabar com a dor de ouvido da criança.

Mas olha, apesar da boa intenção que a gente vê na internet com inúmeras dicas caseiras para resolver essas questões do dia a dia, o alerta é válido. As consequências do uso desses ingredientes, mesmo que naturais, podem ser muito graves para a saúde.

Em menos de cinco minutos em contato com o ar contaminado pelo cheiro da cebola, Enzo teve uma séria complicação respiratória. Ele estava puxando muito ar, estava forçando muito pra respirar e até mesmo a garganta fazer um buraco da força que ele fazia e nas costelas dele do tanto esforço que ele estava fazendo para respirar. E aí, automaticamente, rapidinho os médicos já colocaram no oxigênio, já fizeram três inalações de resgate, uma injeção de adrenalina para ele. Eu voltei por causa do cansaço e esforço físico, a saturação de oxigênio subia. Eles resolveram transferir ele, a gente foi transferido de ambulância para um outro hospital para ele ter um respaldo maior, não uma outra o tiê e susto. Ficou cinco dias na UTI e dois dias no quarto. Foi um quadro isolado que só aconteceu uma vez porque depois disso ele não ficou mais doente, ou seja, foi a cebola. Só foi a cebola.

Levamos o caso do Enzo para um médico diretor de uma instituição sem fins lucrativos que confirma a tese médica com base em comprovações científicas. Ouça o que ele tem a dizer sobre essa receita para tosse com a cebola:

“Em relação a cebola, é tóxica porque aquele vapor ácido cheia de várias substâncias e pega uma criança gritar com os blocos irritados. Aquilo só vai piorar, olha, até desencadear uma crise asmática grave, uma parada respiratória. A criança pode ter bronquiolite, é doença séria, ela tem até uma doença genética que você ainda não sabe. Já o mel, esse sim faz bem para quem está tossindo muito, é melhor do que qualquer xarope”. Garante o especialista. “Há claras evidências que mel para tosse criança talvez seja uma das melhores opções terapêuticas. E a criança é muito sensível a essas drogas por sedativos que se colocam dentro dos xaropes e isso acaba fazendo mais mal do que bem com a criança. É melhor uma colher de mel, era dia de mel com a criança terá quatro horas.”

Então, a dica é boa, mas deve ser usada com cautela, já que a tosse é uma resposta do organismo a algum outro problema. O que cura mesmo é tratar a causa. Se fosse sinusite, tem que dar antibiótico. Se tiver um refluxo, a faixa em que dante arte bloqueador ácido e reduzir o refluxo. Mudar a dieta da criança e assim sucessivamente, se for a asma vai ela tá com um bronco espasmo coitadinho o bloco está lá se a se construir, contraindo todo né, por sensibilidade às substâncias químicas aí você vem cunha cebola.

Um especialista em medicina baseada em evidência está preocupado com a crescente procura na internet por receitas caseiras para tratar doenças graves. “Você precisa primeiro se ter evidência científica que aquela é a melhor opção.” Ele analisou outras populares receitas naturais divulgadas na web.

A mais recente é usar água oxigenada no ouvido de criança com o tite. Será que funciona? Tem uma lógica, nem cavalo nisso, que a água oxigenada pode matar algumas bactérias. Mas você tem uma ideia, o tite crônica criança em geral ao antibiótico não ter feito nem é recomendado. O antibiótico sistêmico não funciona. Imagina tenha uma aguinha oxigenada lá.

Se o problema for conjuntivite, uma compressa com suco de cenoura pode ajudar. A cenoura pode contaminar o olho e mais uma irritação qualquer até viral, acabar virando uma infecção ocular.

No caso da diarreia, existe um tratamento caseiro simples. A receita é velha conhecida. Duas colheres rasas de açúcar e uma colher pequena de sal misturadas a um litro de água filtrada. O méxico soro caseiro. Converse com o seu pediatra e veja se a criança está melhorando ou piorando e aí você dá o soro.

Depois que o Enzo foi parar na UTI a partir de uma receita caseira contra a tosse aprendida na internet, a mãe ficou mais cautelosa:

“Eu aprendi que nunca mais fazer nenhuma receita vista pela internet, né? Que para melhorar a tosse, somente medicação mesmo como o pediatra dele tinha receitado uma coisa tão simples, né? A nosso ver, que é a cebola, que agravou. Teve um quadro muito grave. Não é para vida do meu filho”.

Fonte: Receita caseira quase mata criança com tosse por Hoje em Dia