Pular para o conteúdo

Como lidar com fluxo menstrual intenso

Fluxo menstrual intenso: o que fazer?

Olá! Eu sou a Dra. Patrícia Dress, médica ginecologista.

Antes de assistir a este vídeo, quero convidá-lo(a) a se inscrever em nosso canal e ativar o sino de notificações para receber nossas novidades em primeira mão.

Muitas mulheres ficam inseguras ao sair de casa durante o período menstrual, com medo de manchar as roupas ou vazar na cama. Isso pode se tornar um transtorno não só para o dia a dia, mas também para a saúde da mulher, já que algumas delas podem ficar anêmicas devido ao volume excessivo de sangramento.

O fluxo menstrual considerado normal é de até 3 a 6 dias, com um volume de 80 ml. Para se ter uma ideia, um copo americano tem 200 ml, então o volume deveria ser menos da metade daquele copinho para ser considerado normal.

No consultório, como ginecologista, pergunto à paciente quantos dias ela menstrua e quantos absorventes ela troca por dia. Se o absorvente estiver muito pesado, pode indicar um fluxo aumentado. Além disso, se a paciente se sente muito cansada, com queda de cabelo, depressiva após o período menstrual, pode ser um sinal de anemia decorrente do fluxo menstrual aumentado.

Algumas mulheres sangram com volume aumentado e isso não necessariamente é uma doença. Geralmente, essas mulheres têm um padrão de sangramento desde a primeira menstruação, que chamamos de menarca. Consideramos que pode ser uma doença quando há uma mudança súbita no padrão de sangramento, em que a paciente sempre tinha um volume razoável e de repente aumentou.

As possíveis causas para o sangramento aumentado incluem infecções, como a Clamídia, que pode ser rastreada com exames específicos, desequilíbrio hormonal, uso errôneo de medicamentos, hábitos, como anorexia e bulimia, mioma, endometriose e problemas de coagulação.

No caso de doenças crônicas, como problemas de coagulação, o transtorno ocorre desde os primeiros fluxos menstruais. Recentemente, atendi uma paciente que tinha um fluxo aumentado há 11 anos e foi diagnosticada com trombofilia. Todas as meninas da família dela também tinham essa trombofilia e não sabiam, mas o diagnóstico foi feito a partir do sangramento aumentado.

A endometriose e o mioma são outras causas bastante prevalentes de sangramento aumentado e costumam ser acompanhados de aumento da barriga, muita cólica, dor na relação sexual, desconforto para urinar ou evacuar, dependendo dos locais de acometimento.

Espero que este vídeo tenha sido útil. Se gostou, curta, compartilhe e não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos.

  • Inscreva-se no canal
  • Ative o sino de notificações

Fonte
FLUXO MENSTRUAL INTENSO: o que fazer? | Dra Patricia Bretz por Dra Patrícia Bretz