Pular para o conteúdo

Como lidar com dosagem alta de Prednisolona no Receituário

Dúvida sobre dosagem de Prednisolona

Recebi a seguinte dúvida hoje:

Um paciente chegou na farmácia com uma receita de Prednisolona e achou que a dosagem estava muito elevada. Ele me questionou o que eu achava disso e na hora não soube o que falar, fiquei na maior saia justa. Você pode me ajudar?

Claro que posso te ajudar! Esta dúvida também é sua. Vem comigo que, na próxima vez que isso acontecer na farmácia, você vai saber como proceder para tirar dúvidas do seu paciente.

O que é Prednisolona?

Primeiro, só para você entender um pouquinho mais sobre o que é o medicamento Prednisolona: ele é um anti-inflamatório e faz parte da classe dos corticoides. É utilizado para tratar problemas como asma, bronquite, dermatite atópica, dermatite seborreica. Também é prescrito para tratar problemas como psoríase e distúrbios reumáticos, como a artrite. Existem diversas formas farmacêuticas, como comprimidos, xarope e gotas, e a dosagem pode variar dependendo do problema que está sendo tratado e para que tipo de paciente (adulto ou criança) e peso.

  • Comprimido: dose inicial geralmente é de 5 a 70 mg, podendo chegar a até 60 mg;
  • Xarope: apresentação de 3 mg para cada 1 mL ou de 1 g para cada 1 mL;
  • Gotas: apresentação de 1 mg para cada 1 mL.

Como calcular a dosagem?

No caso da receita de Prednisolona em xarope de 3 mg por mL, por exemplo, sabemos que 1 mL tem 3 mg e a posologia prescrita era de 15 mL por dia. Para calcular se essa dosagem está alta ou não, é preciso fazer uma regra de três: se 1 mL tem 3 mg, 15 mL têm quantos mg? O resultado é 45 mg.

Sabemos que a dose máxima de Prednisolona em xarope é de 0,14 a 2 mg por kg de peso. Se a criança em questão pesa 20 kg, por exemplo, a dose máxima seria de 40 mg. Como a dosagem prescrita foi de 45 mg por dia, realmente é elevada.

E agora?

Se você verificar que a dosagem prescrita está elevada, precisa entrar em contato com o médico prescritor para esclarecer qualquer dúvida referente ao tratamento do seu paciente. A partir daí, o médico vai se responsabilizar por essa dosagem e se ela realmente é apropriada para o caso do paciente. Se não conseguir falar com o médico, não pode dispensar o medicamento para o seu paciente. Deverá assinar a receita, colocar o motivo da não dispensação junto com o CEO SR.

Espero ter ajudado! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo. Sua dúvida pode virar vídeo aqui no canal.

Fonte
Receituário de Prednisolona com dosagem alta, o que fazer? por Daiane Silva