Pular para o conteúdo

Como evitar falhas na barba e estimular o crescimento saudável.


Se você tem falhas na barba, quedas de pelos na barba, e não sabe o que pode ser feito para tratá-la, preste atenção nesse vídeo, que é disso que eu vou falar: as três principais causas de falhas na barba e o que pode ser feito para combatê-las.
Há muitos homens que têm falhas na barba, o que pode ser visto como o cavanhaque que não fecha completamente, uma diferença entre um lado e o outro da barba, e até mesmo situações em que a barba era normal e de repente passou a ter uma falha. Se isso estiver acontecendo, você deve reparar nos três pontos mais importantes:
1. Você sempre teve a barba cheia ou já teve alguma falha? Tem mais alguém na família com a barba falhada? Isso porque os problemas constitucionais são uma das principais causas de falhas na barba. Nesses casos, é comum a barba sempre ser do mesmo jeito, ou seja, as falhas na barba, no cavanhaque que não fecha, sempre existiram, não é algo novo.
2. Você tem alguma cicatriz no rosto onde a barba não está crescendo? Cicatrizes decorrentes de traumas, cirurgias da face ou até mesmo cicatrizes de espinha podem levar a áreas de alopecia cicatricial na barba, e essa cicatriz causa a fibrose e consequentemente a justificativa para a falha de pelos no local.
3. Você tinha barba normal e de repente começou a ter mais falhas? Isso pode ser Alopecia Areata, que é uma doença autoimune, ou seja, a defesa do nosso corpo não reconhece os pelos da barba ou cabelos como sendo nossos, ocorrendo uma perda temporária de fios no local, que é resolvida espontaneamente ou com o tratamento para acelerar a recuperação ou encontrando a causa associada e tratando a mesma. Podem estar associados à Alopecia Areata a deficiência de hormônio da tireoide, por exemplo, ou episódios de estresse agudo, que podem iniciar o processo.
Se for assim, a chuva ou o terreno fértil que já tinham tendência genética para tanto, além disso, você deve reparar se existem falhas em outros lugares do corpo, como o couro cabeludo, sobrancelhas e qualquer outra parte. No caso da Alopecia Areata, a barba é a mais comum, mas é importante que você saiba que isso pode afetar outros locais que também têm pelos no corpo.
E o que você deve fazer se você tiver esse problema? Você deve procurar um médico dermatologista para entender qual é a causa e tratamento. Se for Alopecia Areata, quando identificamos a causa e tratamos, já pode ocorrer melhora. Além disso, podem ser aplicadas loções localmente para auxiliar na repilação dos pelos.
Outro ponto importante é que quanto antes iniciarmos o tratamento, maiores as chances de os pelos voltarão a crescer. No caso de cicatrizes ou de falhas constitucionais, outras opções de tratamento podem ser recomendadas, como o uso tópico de loções à base de minoxidil, que prolonga o tempo de crescimento dos fios e que, por irritação local, pode auxiliar no crescimento de alguns fios finos. Mas, em geral, esses dados são limitados, pois não há como acordar um fio que nunca esteve lá. Alguns tratamentos, como a MP (microinfusão de medicamentos na pele) ou o microagulhamento, que seguem a mesma linha de raciocínio do minoxidil, podem potencializar seu efeito.
Ainda outra opção é o transplante de barba. Isso mesmo, o cirurgião dermatológico ou plástico retira os pelos da barba dar inferior ao queixo e transplanta para as áreas de falha ou cicatrizes. Nos últimos anos, aumentou a tendência de uso de barbas mais compridas e cheias, e junto com isso ocorreu um aumento de quase duzentos por cento do número de transplantes de barba realizados no mundo.
A mensagem que eu quero reforçar é que, se você tiver falhas na barba, preste atenção nas informações que eu falei aqui e procure um médico, de preferência um dermatologista especialista em cabelo. Esse é o objetivo do canal Doutor Ajuda: educação e saúde, informações em saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor. Se você está gostando do canal Doutor Ajuda, já chegou no canal para se inscrever? Você tem que entrar na página do canal Doutor Ajuda no YouTube e clicar em “inscrever-se”. Fique de olho no sininho ao lado, clique nesse link e automaticamente você vai receber os vídeos toda semana! Se você gostou desse vídeo que acabou de assistir, deixe seus comentários, curta e compartilhe com seus amigos e família.
Fonte: 3 PRINCIPAIS CAUSAS DE FALHAS NA BARBA E O QUE FAZER PARA A BARBA CRESCER por DOUTOR AJUDA