Pular para o conteúdo

Como Diagnosticar os Cálculos Renais? Dicas para Identificar e Tratar.

Música

Você sabe o que são os cálculos renais e quais são os seus sintomas?

Olá, eu sou doutor Iuri Silva Andrade, o médico urologista formado pela USP e com especialização em cirurgias urológicas minimamente invasivas.

Os cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins, são pequenas estruturas formadas pela alta concentração de determinados sais na urina. Esses sais se unem formando pequenos núcleos microscópicos que vão crescendo ao longo do tempo e que podem atingir desde alguns milímetros até alguns centímetros em casos mais extremos.

O principal tipo de cálculo renal é formado pelo oxalato de cálcio, que corresponde a mais de 70% de todos os tipos de cálculos renais. Outros sais também podem formar pedras nos rins, entre eles o ácido úrico e o fosfato de cálcio. A estrutura é assistida cerca de 10% dos homens e sete por cento das mulheres irão apresentar algum episódio de cálculo renal durante a sua vida.

Das pessoas que já apresentavam algum episódio de cálculo renal, a chance de ter um novo cálculo é de cerca de 50% em cinco a dez anos. Fatores como obesidade, a diabetes, assim como o estilo de vida e alimentação que temos hoje, principalmente nas áreas urbanas, estão intimamente ligados a este aumento no número de casos desta doença.

O diagnóstico geralmente é feito quando a pessoa sente a famosa cólica renal. Esta é uma dor de fortíssima intensidade que acomete geralmente a região um mar de um dos lados das costas. Essa dor pode irradiar se para a pelve ou para os órgãos genitais, dependendo da onulocalização da pedra no trato urinário. Ela também pode vir acompanhada de náuseas e vômitos. Em casos de infecção associada, febre acima de 38 graus.

Uma vez levantar depósito, o diagnóstico é confirmado através de exames de imagem, como ultrassom das vias urinárias ou tomografia computadorizada de abdômen. Como a facilidade de acesso aos exames de rotina aumentou, também a quantidade de casos de cálculos assintomáticos diagnosticados. Isto é, aqueles cálculos pequenos e que não causam sintomas para pessoa.

O médico urologista deve avaliar o tipo de cálculo e o quadro clínico do paciente para então decidir individualmente como a melhor conduta para cada caso. Nos próximos vídeos, irei falar um pouco mais sobre a prevenção e o tratamento dos cálculos renais, portanto, se quiser saber mais, inscreva-se no meu canal e aguarde as próximas publicações. Até lá!

Fonte: Diagnóstico dos Cálculos Renais! por Dr. Hiury Silva Andrade – Urologista