Pular para o conteúdo

Como cuidar de bebês com clavícula quebrada: dicas e orientações.


Olá galera,
Hoje, eu gostaria de compartilhar com vocês os cuidados que eu tive com a minha filha, Lívia, após o nascimento. Ela quebrou a clavícula na hora do parto pois não havia espaço para sair, mas graças a Deus, o recém-nascido tem uma estrutura óssea que se recupera rapidamente.
Essa é uma situação que pode acontecer e não é um bicho de sete cabeças, apesar de assustar. Se alguma mãe estiver passando por isso, eu quero relatar o que eu fiz.
Primeiramente, é importante lembrar que é algo que pode acontecer, mas graças a Deus, a recuperação é rápida. Quando soube que a Lívia tinha quebrado a clavícula, eu coloquei uma das mãos no braço dela fora do macacão e deixei só o braço no macacão, e procurei nos primeiros dias deitá-la do lado oposto ao da clavícula que estava boa.
Fizemos um raio-x no dia seguinte que confirmou a fratura. Apesar disso, a Lívia não chorou de dor, e em nenhum momento ela se sentiu desconfortável. Mesmo quando eu pegava ela no colo, nenhuma reclamava muito, e eu procurava sempre colocá-la no lado esquerdo, já que o direito foi o que quebrou.
Outros cuidados que eu tive foram: segurar mais pelo lado esquerdo ao dar banho, não pegar a Lívia por baixo do bracinho, e deixá-la sempre deitadinha para o lado que estava bom.
Quando retornei ao médico quatro dias depois, a médica já pôde observar que a Lívia já estava criando um calo. Esse calo é sinal de que o osso já estava colando e ficando no lugar. Depois eu fiz um raio-x e um acompanhamento dela com pediatra e não tinha mais nada.
É claro que cada bebê é diferente, mas a minha filha não chorou de dor em nenhum momento, e a recuperação foi rápida. Lembre-se de dar uma consulta para ver se está tudo no lugar mesmo.
Esses são os cuidados que eu tomei e com paciência e amor tudo se resolve.
Fonte: Cuidados com bebês com a clavícula quebrada por Point Das Mamães