Pular para o conteúdo

Como avaliar a dor no joelho com dois dedos: guia completo


Como avaliar lesões na articulação do joelho

Olá, você sabia que muitas das lesões na articulação do joelho podem ser analisadas e avaliadas com dois dedos? Isso mesmo!

A ativação do joelho é tão exposta que, se você sabe anatomia e anatomia palpatória, consegue identificar as estruturas que cruzam essa articulação. Com dois dedos, muitas vezes, é possível fechar qualquer tipo de diagnóstico, incluindo diagnósticos disfuncionais.

Por exemplo, quando você olha para a parte da frente do joelho, pode palpar o cordão grosso que chamamos de tendão patelar. Logo abaixo da patela, na direção da tuberosidade anterior da tíbia, é possível fazer uma palpação profunda. Se essa região estiver dolorida, pode ser uma tendinite ou tendinopatia do tendão patelar. Além disso, há a gordura de Hoffa, que causa dor e inflamação em pessoas que usam muito o músculo anterior da coxa. Ao apertar essa região lateral, você pode buscar um sinal de Roth.

Outra área que pode ser avaliada é a cartilagem retropatelar, que pode ser pressionada com a mão espalmada na região frontal do joelho, causando dor se houver lesão ou inflamação.

Na região medial da tíbia anterior, há a inserção da pata de ganso, que é um ponto comum de inflamação e tendinopatia, principalmente em pessoas com artrite ou artrose no joelho.

Além disso, é possível avaliar o líquido sinovial na articulação, fazendo uma flutuação e manipulação da patela e observando se há inchaço ou fluido, que pode ser um sinal de derrame articular ou sinovite reativa.

Outras áreas do joelho que podem ser palpatórias incluem o ligamento colateral medial, a cabeça da fíbula e o músculo poplíteo. Também é possível palpar os músculos isquiotibiais e o quadríceps em diferentes regiões do joelho.

Essa avaliação com anatomia palpatória é apenas uma primeira parte e não um diagnóstico final. Por isso, é necessário realizar testes especiais e exames mais detalhados para confirmar o diagnóstico.

Porém, conhecer a anatomia do joelho e dedicar-se à sua avaliação é fundamental para identificar pontos de dor e inflamação e iniciar um plano de tratamento adequado.

Espero que tenha gostado dessas dicas sobre como avaliar lesões na articulação do joelho!

Fonte: Avaliação da dor no joelho com 2 dedos! por Thiago Fukuda

Marcações: