Pular para o conteúdo

Como aliviar prisão de ventre: dicas de manobras simples para soltar o intestino.


Uma outra dúvida que as pessoas têm muito é como fazer uma massagem para ajudar os movimentos do intestino. Então, uma situação importante é que a gente entenda que o intestino grosso elevem nessa região. Nessa região, aqui embaixo, a gente chama de ampola retal oficial, que é onde fica efetivamente o bolo fecal. Quando eu faço massagem, eu tenho que buscar o mesmo caminho do intestino e aqui no meio, como eu tenho intestino delgado, eu vou sempre me movimentar para fazer uma massagem nessa região.
Para fazer a massagem, pode passar um óleo ou um creme para deslizar a mão. Não precisa ser muito forte, mas eu vou passar o creme todinho na mão. Olha só, olha que eu estou fazendo. Meu dedo está sempre vindo nessa região aqui embaixo, vem nessa região todinha, passa por aqui e vem aqui embaixo. Não é o tempo inteiro fazendo esse movimento. Venho e depois eu venho aqui embaixo e desço aqui no meio. Eu vou só fazer esse movimento. Então, que eu preciso o tempo inteiro está trazendo da tsu, ó. Vem daqui, vai passando por aqui. Está vendo? E aqui, dsvai lá embaixo. Quando vai lá embaixo, eu vou tirar os gases. Eu vou tirando tudo que tá preso nessa região. Vem aqui no meio, um movimento bastante movimento. Faz isso tudo no sentido que eu estou fazendo, porque sempre eu tenho que lembrar que existe ampla retal desse lado de cá, ó. Então, eu tenho que o tempo inteiro fazer essa massagem para ver se eu consigo liberando e liberando os gases e liberando as fezes.
Isso pode ser feito todos os dias. E aí, ó, eu vou soltando soltando aqui no meio até que você sinta que o movimento começou a acontecer. A mão você vai sentindo como se tivesse um monte de movimento aqui dentro. Eu solto.
Outra coisa que a gente pode fazer para tentar ajudar nesse movimento é fazer um exercício com a perna, quando eu faço esse exercício a perna e elevada, o intestino fica em posição para que o ar solte, principalmente quando o paciente tem gaza jesus muitotempo vê, né? E a vida acaba ocasionando um pouquinho de aeronaves dia e aí isso é importante.
Tanto posso eu posso também colocar as pernas assim. Coloca as mãos aqui e faço esse movimento. Quando faço esse movimento aqui, estou ajudando que o intestino possa movimentar. Então, não tem problema se nesse momento que a gente está fazendo esse exercício, o paciente solte os gases, né? Vai realmente liberando os gases até a gente conseguir soltar. Então, se notar, olha a barriga dela goró ficou bem. Olha, que beleza, ó. Não tem nada que eu já estou toda soltinha, viu? Então, esse exercício é super importante.
Porque como falei, às vezes, o paciente usa ventilação não invasiva durante muito tempo e acaba tendo esse desconforto. Outra causa é que ele fica muito tempo deitado, muito tempo sentado e acaba atrapalhando a saída das fezes. E uma outra motivo pelo qual o paciente tem dificuldade para evacuar é que ele perde a força do abdômen. Essa perda de força faz com que tenha dificuldade para liberar as fezes.
Lógico que, para auxiliar, a nutricionista tem que estar sabendo que isso está acontecendo. Que o paciente está com as fezes endurecidas. Para isso, utilize uma estratégia com a dieta. Com algum tipo de deflor, alguma coisa que possa utilizar para um probiótico que possa ajudar a liberar as fezes com mais facilidade.
Espero ter ajudado.
Fonte: Dicas de manobras para soltar o intestino por Pro-Cura da ELA