Pular para o conteúdo

Como aliviar dor no pé da barriga durante a gravidez


No pé da barriga, dor pélvica, dor na virilha, dor no baixo ventre… Gente, é tudo no mesmo lugar, mas ela dói mesmo! Descobrir por que eu acho que é importantíssimo!
Olá, eu sou a Mônica Geller e o vídeo de hoje é com uma sugestão de duas meninas super lindas e inteligentes, que são a Holanda e a Noite. Muito obrigada pela sugestão, adorei mesmo! Esse é um assunto que vai assim de encontro com um problema que muitas gestantes acabam passando, que é uma dor que dói no pé da barriga, e é conhecida pelo nome certo de dor pélvica, ou como a gente chama carinhosamente, “dor na ilha”.
Essa dor na barriga é tão baixa que acaba sendo confundida com vários nomes, mas ela é tudo no mesmo lugar e tudo é causado pela mesma coisa. Eu vou explicar o que é.
Antes de mais nada, só aqui no canal, se inscreva para fazer parte da família Monicats dos Pais e não se esqueça de curtir também o vídeo, porque quanto mais curtidas, mais meninas vão conseguir ajuda e conseguir esse apoio com a marca dos pais, Tralálá Baby.
Bom, vamos lá, a dor pélvica geralmente acontece depois do segundo trimestre e é uma dorzinha no pé da barriga. Já no primeiro trimestre, se houver sangramento ou dor intensa, procure um médico imediatamente, pois pode ser um sintoma de gravidez tubária, por exemplo, em que o embrião não consegue alongar e fica preso nas trompas de Falópio. Essa gravidez é muito perigosa, e precisa ser interrompida, podendo inclusive trazer risco de morte para a mulher.
A dor pélvica no segundo trimestre vem de encontro com o hormônio chamado relaxina, que é para relaxar a abertura do nosso corpo, proporcionando o parto normal. Porém, ele não é seletivo, ou seja, ele não vai atuar somente onde precisa, e no corpo inteiro, ele acaba achando demais todos os músculos e ligamentos do nosso corpo.
Como o bebê está crescendo, a relaxina acaba esticando todos os músculos da barriga e pressionando vários órgãos, como o intestino, a bexiga e os rins, por exemplo, causando a dor na pélvis.
Essa dor embaixo é forte, chega bem desconfortável, e em alguns casos, nem se consegue levantar. Levantar de um carto, sair do carro, é super difícil mudar a posição quando a dor dá. Às vezes, ela dói mesmo ao deitar de um lado da cama, e se você tentar virar, a dor é tanta que não consegue nem mudar de posição.
Isso é tudo por conta de um estiramento muscular, por conta do crescimento do bebê. Tudo isso são músculos, que precisam se expandir, e muitas vezes acabam ficando mais sensíveis.
Para aliviar essa dor, é importante ter uma boa postura, descansar sempre que possível para não carregar peso, evitar ficar deitada de barriga para cima (o que piora consideravelmente a dor), usar uma cinta de suporte para a barriga, usar calcinhas mais largas (para não apertar a barriga), tomar banho e usar bolsas de água quente, por exemplo.
É importante lembrar que se você estiver sentindo qualquer dor intensa, seja na coxa, na perna ou na barriga, tem que falar com o seu médico imediatamente, para que ele possa orientar o melhor tratamento para você. Nunca se automedique!
Espero que essas dicas possam ter ajudado as Monicats gestantes por aí! Não esqueça de compartilhar esse vídeo para que mais gestantes possam se beneficiar dessas dicas. Ah, não se esqueça de se inscrever no canal das Monicats, curtir o vídeo e deixar nos comentários como foi a sua experiência com a dor pélvica.
Até o próximo vídeo!
Fonte: Dor no pé da barriga na gravidez por Almanaque dos Pais