Pular para o conteúdo

Como aliviar dor de cabeça na gravidez: dicas da Monica Romeiro


Dor de cabeça na gravidez pode acontecer com quem já tem quadros anteriores ou nunca teve na vida. Em momentos diferentes da gestação, a dor de cabeça pode ser no lateral, no cima ou atrás. Vários episódios podem acontecer durante a gestação e há várias causas para isso. Apesar de ser muito mais comum atormentar a vida da gestante no primeiro trimestre, muitas mulheres vão passar por ela durante toda a gravidez.
Uma das principais causas da dor de cabeça na gravidez é o aumento dos hormônios, principalmente a progesterona. O aumento é natural durante a gravidez e é importante para que a gestação ocorra normalmente. Outra razão é por conta do aumento da circulação sanguínea, já que há um grande volume de sangue dentro do corpo da mulher. Por último, há o hormônio chamado relaxina, que começa a amolecer as articulações do corpo e do crânio, sendo uma das razões da dor de cabeça mais comum.
Algumas dicas para aliviar a dor de cabeça na gravidez incluem ficar num ambiente mais escuro, comer de três em três horas para manter o nível de glicose estável, fazer compressas de água fria e massagem, caminhar ou fazer outros tipos de exercícios liberados pelo obstetra, dormir de lado esquerdo, tomar chá de camomila e conversar com o obstetra para prescrição de medicamentos seguros.
É importante lembrar que, se houver outros sintomas na hora da dor de cabeça, como visão turva, aumento da pressão arterial ou outras dores fortes em outras partes do corpo, é necessário procurar o obstetra ou médico imediatamente, pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
Então, para aliviar a dor de cabeça na gravidez, há várias dicas, mas vale lembrar que cada mulher é diferente e o que pode funcionar para uma, pode não funcionar para outra. O importante é manter uma comunicação transparente com o obstetra, ficar calma e seguir as orientações médicas.
Fonte: DOR DE CABEÇA NA GRAVIDEZ, O QUE FAZER | Monica Romeiro por Almanaque dos Pais