Pular para o conteúdo

Colônias de Hanseníase na Década de 70: História e Impacto

As colônias eram os sapatos. Uma cidade sem lei e com a presidência da direcção. Os próprios doentes assumirão as funções administrativas sem nenhum preparo. Pacientes viravam enfermeiros. Como a polícia não entrava na colônia, alguns eram nomeados policiais e carcereiros. O poder sem limites. Se não cumprisse com que a diretoria mandar, sem o que aconteceria. Eles também venham para aqui mesmo, abandonados à própria sorte. Os doentes tentavam reproduzir aqui um pouco da vida que tinham deixado do lado de fora.

A foto da época mostram as plantações, o jogo de futebol, os jantares no refeitório. 15 anos eu não disse off. Aqui há muita quebra de 9, muito embora ele chamava o troféu de forma uma vida boa só na aparência. Os espetáculos do cine teatro não deixavam o doente esquecer que a companhia dominava o ambiente. Eu ia no cinema com a minha mulher e ela não se importava em queda de broca que já podres. Já pedi opinião um encontro com a irmã de 93 chamar na pobre para superar esses horrores da doença. Só mesmo uma grande história de amor à vida de seu clínico só começou a mudar, pois uma nova intermediária passou a trabalhar na colônia. Ela veio do Rio de Janeiro lá e ela nem engraçou né. Mesmo doente ele não existia aquele lado. O computador belo dia eu tinha um fusquinha 70 muito bonito. Pode por um tempo ela você seja afirmou porque conhece o público local. Não conheço você conhece por fora não conhece por dentro o time b.

Dona dalva de 68 anos nunca teve hanseníase e jamais temeu a doença. E senhora veio pra cá ela não veio com medo não é meu vizinho falava mas não só para a nova minha mãe né. Ela vai pagar lá vai pegar doença mas ela dá opinião se eu tiver que pegar a roupa qualquer lugar eu vou pegar não ela.

O bacilo da hanseníase é transmitida pela boca e pela respiração mas não todas as formas da doença são contagiosos. Os maiores riscos são para pessoas que já têm a saúde vulnerável. Mais de 90% da população já nasce naturalmente resistente à doença. Provavelmente todos nós entramos em contato com esse passivo.

Hoje o tratamento é simples e eficiente e gratuito. Os postos de saúde hanseníase tem cura. O tratamento é feito com três tipos de medicação e esse tratamento é realizado e finalizado em um ano. Quando você dá a primeira dose de remédio depois de uma semana esse doente deixa de ser infectious a igreja de transmitir a doença.

Mesmo sabendo que não corria riscos dona dalva se deparou com uma regra informal muito mais cruel. Se o preconceito na cerimônia era proibido todo e qualquer contato entre o paciente eo funcionário sem seguir a minha chefe ela que me ama me permitir que eu ia vender serviço né. Aí era proibida se relacionar com uma pessoa durante a separação entre funcionários de 20 era rígida em todos os locais de isolamento. Serão divididas entre zonas am onde ficavam desde então os funcionários do médico diretor e região doente onde moravam os pacientes. A planta de um leprosário mostra bem essa divisão. De um lado estavam a direção da colônia e a casa dos funcionários. Meio um portão controlava o acesso ao asilo como num gueto cercado por muro ficava a zona doente do hospital o refeitório e bem no fundo os alojamentos dos pacientes chamado de carrinho. Só quando dona dalva saiu da colônia e denunciou a violação de seus direitos ao governo do estado é que conseguiu a permissão para namorar clubbing. Eu falei que ela queria o nenê ameaçada de nem por fora do serviço não pode falar para ela porque ela continuará ameaçando quem vai ser pra fora época com as dificuldades o amor do casal só se fortaleceu. Enfim os dois puderam ficar juntos na colônia. Plínio ganhou uma nova família do doente é um homem como outro qualquer a única coisa de ter doença magina proibido de nada.

Fonte
Saiba como funcionava a colônia onde pacientes com hanseníase eram isolados por Repórter em Ação