Pular para o conteúdo

Coleta de urina de 24 horas: 3 regras para uma coleta adequada.


As três regras fundamentais para nunca mais errar na coleta da urina de 24 horas ficam no vídeo abaixo.
A Regra número um é você mesmo escolher o horário do exame. Esse horário que você vai escolher é o horário que começa no primeiro dia e o horário que termina no segundo dia, de preferência perto do horário que você acorda. Portanto, se você acorda às 5 e 6 da manhã, comece a coletar nesse horário e termine às 5 e 6 da manhã do dia seguinte. Se você quiser começar a coleta às 6 horas da manhã, termine no dia seguinte às 6:15. Você escolhe o horário.
A segunda regra é prestar atenção à primeira urina e à última urina coletada no dia seguinte. A primeira urina será sempre jogada fora, e a última urina coletada será colocada na garrafa. A hora que você esvaziar sua bexiga às 7 horas da manhã, por exemplo, será anotado em um papelzinho, porque esse será o horário de término do exame no dia seguinte.
Muitas pessoas perguntam por que não podem colocar na garrafa a primeira urina que já estava na bexiga. A questão é que o objetivo do exame é estabelecer um período de 24 horas do funcionamento dos rins, e a urina que já estava na bexiga pode ter sido fabricada durante a madrugada inteira. Quando esvaziamos a bexiga, garantimos que a partir daquele horário tudo o que for sendo urinado foi produzido a partir daquele horário pelos rins.
A terceira regra é que toda a urina produzida pelos rins nesse período precisa ser armazenada no galão fornecido pelo laboratório. Não pode ir ao toalete nenhuma vez nesse período de 24 horas. Se isso ocorrer, você tem que suspender o exame, jogar tudo fora e escolher um novo dia para começar tudo de novo.
Se você quer se aprofundar mais nesse assunto, assista ao vídeo abaixo com mais detalhes. Não se esqueça de fazer a inscrição no canal para acompanhar o conteúdo.
Fonte: 3 REGRAS para NÃO ERRAR a Coleta da URINA de 24 horas por Nefrologista