Pular para o conteúdo

Colangite Esclerosante Primária e Retocolite Ulcerativa em Leandro: Sintomas e Tratamentos

Colangite Esclerosante Primária: Tratamento com Vitamina D e Dieta

Olá, eu sou a Doutora Sarah e trabalho com outra Wanderlê. Hoje, vamos apresentar o caso de um paciente portador de Colangite Esclerosante Primária, uma doença autoimune hepática que causa inflamação e fibrose dos canais biliares intra e extra-hepáticos. Em muitos casos, essa doença evolui para cirrose hepática, cujo único tratamento disponível é o transplante de fígado.

No caso do nosso paciente, a patologia evoluiu lentamente para um quadro de retocolite ulcerativa. Após ser submetido a uma terapia com imunodepressores, adquiriu pneumonia e quase faleceu. Insatisfeito com os medicamentos convencionais, procurou-nos em busca de uma nova terapia. Foi medicado com protocolo de vitamina D e uma dieta sem glúten. Em poucos meses de tratamento, teve uma excelente melhora clínica e laboratorial.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o tratamento convencional com imunossupressores e os sancol praticamente não altera os sintomas da doença nem aumenta a sobrevida. Assim sendo, o tratamento com protocolo de vitamina D, associado a uma dieta anti-inflamatória, pode apresentar uma esperança terapêutica para pacientes portadores.

No depoimento do paciente, Leandro, ele relata como a doença foi descoberta e como sua condição melhorou após o tratamento com vitamina D e a dieta sem glúten.

Fonte: Leandro – Colangite Esclerosante Primária e Retocolite Ulcerativa por Vitamina D Medicina e Saude