Pular para o conteúdo

Coceira anal recorrente após tratamento de verme: o que fazer?

Coceira no ânus – Causas e tratamentos

Olá meus amigos, recebi aqui uma pergunta no canal do Yoshi. Então é uma celebridade acompanhante do mar perguntando aqui sobre a questão de coceira no ânus. Falou que já tratou no seaworld e não teve melhora, uma olhada nisso.

Falar só do Marcelo Internet, clique aqui para se inscrever no canal e antes de mais nada, curta o vídeo. Isso me ajuda a continuar gerando conteúdo pra vocês.

Bem, a questão do prurido anal ou coceira no ânus é uma questão que eu já abordei aqui no canal. Existem várias causas, muitas vezes as pessoas vão pensar só no verme como direto em uma das causas, mas essa é uma causa que não é mais frequente no adulto.

Muitas vezes a coceira no ânus é multifatorial, tem várias coisas envolvidas ali. Ela pode ser causada por irritação local por restos de fezes, umidade e até por coçar a ação na região. Então, aquela pessoa que está com você, ela começa a coçar a região e isso vai causar escoriação e coçar a ação leva mais coceira. Então, se a pessoa não corta aquele hábito ruim de coçar a região, aqui não vai melhorar nunca.

Muitas vezes a pessoa trata o verme, acha que tá resolvido e até tem uma melhora temporária, porque não vai causar uma alteração na forma bacteriana, mas aquele quadro volta e não necessariamente volta por causa do verme. O que muitas vezes acontece, mesmo que seja o verme, uma vez que a pessoa trata aquela região continua ainda irritada durante um tempo, ela precisa cicatrizar e aí a pessoa vai coçar essa região porque ela dá sim tinha aquela coceira intensa e ela volta a causar coçar a ação e perpetuar aquele problema.

Então, quando eu falo que é multifatorial, a gente também tem que abordar de forma multifatorial. Mas, se pensar em vários fatores, vamos lá:

  • A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é melhorar esses hábitos. Ela não deve usar papel higiênico, deve lavar a região, secar com cuidado e tentar manter seco.
  • No dia-a-dia, roupa íntima de algodão no período que não estiver trabalhando, evita usar calça, deixa uma bermuda, short, alguma coisa pra área já que a região pode ser usado alguns pós. Já falei sobre a maisena que puxa umidade local, ajuda a cicatrizar e é fundamental que a pessoa pare de coçar a região, porque se ela começar, ela está perpetuando esse problema.
  • Muitas vezes a gente tem que entrar com medicações para ajudar a pessoa não precisar passar e é aqui que tem o pulo do gato. Não se automedique, porque usando pomadas na região ou medicações por piorar, você pode estar piorando o problema. Existem tomadas que vão piorar o problema.
  • Mesmo que a pessoa tenha uma melhora inicial com aquelas pomadas que tem corticóide, a pessoa tem melhor inicial, lógico que tem, porque diminui informação. Só que o corticóide tem efeitos ruins para a pele a longo prazo e aquela pele fica mais fina, mais suscetível a trauma e vai perpetuar esse problema e além disso, predispõe infecções locais. Então, não faça outra medicação, procure atendimento médico.

Já fiz um outro vídeo também sobre essa questão da coceira no ânus, tem várias dicas. Desse vídeo não deixa de assistir. Muito obrigado!

Fonte
Já tratei verme, mas a coceira no ânus voltou. O que que eu faço? por Dr. Marcelo Werneck