Pular para o conteúdo

Cistos ovarianos – Causas, sintomas e tratamento | Drauzio Comenta #42


Olá amigos do YouTube, vou responder à pergunta feita pela Beatriz Ribeiro. Beatriz perguntou sobre cistos no ovário e os riscos associados a eles. Eu descobri que estou com um cisto do lado esquerdo do ovário e a médica me disse que necessito de uma cirurgia, pois é um tipo desses que não desmancha com medicamentos. Ela me alertou que é arriscado se não há bastante cuidado tirar o meu ovário. Eu tenho 18 anos e ainda estou com medo. Poderia fazer um vídeo explicando sobre isso?
Insiste que não dissolve em seus riscos. Os ovários normalmente formam cistos lá, por que desses estudos é que saem a ideia jogos que aí que são preparados os ovos. O que você tem às vezes é que alguns cistos crescem exageradamente e aí eles precisam ser avaliados. O ultrassom permite uma avaliação razoável de cistos e se é porque o ultrassom mostra às vezes sentem um cisto com as paredes e dentro do system só líquido. Esses casos são casos que devem ser acompanhados – isto é, um pouco maior.
Quando você tem cistos em que além do líquido a parte sólida sugerindo um crescimento de um tecido dentro do líquido dentro do cisto, esses casos são casos mais preocupantes. A preocupação qual é no caso dos cistos de ovário é fazer a diferença, o que nós chamamos de diagnóstico diferencial, como câncer de ovário, que é uma doença muito mais grave. Nós aos 18 anos de idade, Beatriz, é muito raro uma menina ter câncer de ovário.
Ferrari, se eu não tenho nenhuma condição de discutir seu caso, evidentemente que tem a opinião da sua médica sempre vale muito mais. Quais são os critérios que a gente usa para interferir, para intervir primeiro? Estudos grandes, depois cistos que têm esses componentes sólidos que assustam. O que preocupa um pouco mais é no caso desses, a gente costuma fazer também um exame de sangue e calcula esse exame de sangue, idosa, o chamado ca-125. Se a 125, a sigla, e uma substância liberada pelo ovário, quando sobe muito, é mais preocupante.
Nós temos também a chamada síndrome do ovário policístico. É uma cena em que aparecem pequenos cistos mais vários cistos no ovário e secreções hormonais provocando infertilidade, pêlos no rosto, acne e uma série de outros problemas que não têm nada a ver com cistos isolados como esse que você tem. Então, na verdade, o que você tem que fazer tem que fazer um acompanhamento mesmo, olhar cada caso é diferente de um jeito levando em conta a idade, a aparência do cisto no ultrassom e o tamanho dos cistos. Às vezes, há necessidade de retirar as ruas. Na maioria das vezes, cistos no ovário não causam maiores problemas.
Fonte: Cistos no ovário | Drauzio Comenta #42 por Drauzio Varella