Pular para o conteúdo

Cisto no Ombro: Causas, Sintomas e Tratamentos com o Dr. Guilherme Noffs

O cisto no ombro

Olá, eu sou Guilherme Inox, especialista em ombro e cotovelo, e hoje eu vou falar sobre o cisto no ombro.

Na maioria das vezes, quando temos um diagnóstico conjunto, estamos falando de um cisto paralabral, que é do lado do lábio da glenoide. Mas algumas vezes também existem outras possibilidades, como por exemplo, na cabeça do úmero. É um cisto ósseo que pode estar relacionado a algum tipo de desgaste ou sobrecarga na articulação.

Mas, em geral, quando falamos de cisto no ombro, estamos nos referindo ao cisto paralabral, que ocorre na região próxima da articulação.

Anatomia do ombro

A articulação do ombro é formada pelo encontro de dois ossos, que possuem uma superfície articular revestida por cartilagem, para não haver atrito entre os ossos. Há também ligamentos que ligam um osso ao outro, para manter a estabilidade.

No caso do ombro, há outra estrutura que auxilia na estabilidade, que é o lábio da glenoide. É uma estrutura cartilaginosa que ajuda a aumentar a superfície de contato entre a glenoide e a cabeça do úmero.

Os ligamentos se ligam exatamente ao lábio da glenoide e à cabeça do úmero. Quando ocorre lesão no lábio da glenoide, pode acontecer do líquido da articulação escapar para formar como se fosse uma bolsa ao lado da cápsula. É isso que chamamos de um cisto para labral ou seja, ao lado do lábio da glenoide.

Localização do cisto para labral

Há várias localizações possíveis do cisto paralabral. Ele pode ser anterior, posterior, superior e inferior. Quando é posterior e superior, ou seja, mais ou menos na diagonal póstero-superior, pode comprimir o nervo supra-escapular.

O nervo supra-escapular vem por essa região do pescoço e mergulha para trás do ombro, exatamente na borda da glenoide. Quando um cisto fica nessa região, ele pode comprimir o nervo e causar dor, sintomas associados ao ombro e até mesmo fraqueza para a rotação externa e alguns movimentos mais amplos.

Tratamento do cisto para labral

Quando temos lesão no lábio da glenoide, geralmente conseguimos um bom tratamento para o cisto, que é reabsorvido com o tempo, desde que esteja fechado esse canal de comunicação e que a cápsula e os ligamentos estejam bem reinseridos.

Espero que tenha gostado dessa explicação e até o próximo vídeo!

Fonte: Cisto no Ombro – Dr. Guilherme Noffs por Ortopedia de Ombro e Cotovelo por Guilherme Noffs