Pular para o conteúdo

Cisto Mandibular: Sintomas, Tratamento Natural e Mais

E aí

Olá pessoal, tudo bem? A pedido do escritor Silvano Almeida, eu vou falar para vocês sobre o cisto de mandíbula. Vou dar uma pincelada rápida sobre esse assunto.

O cisto de mandíbula é um cisto mais frequente na odontologia e acontece quando há acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do dente não-erupcionado, como o tecido de esmalte do dente e a coroa. É mais frequente nos dentes terceiros molares, mas pode envolver também os dentes caninos e pré-molares.

Assintomático quer dizer que, inicialmente, nós não os sintomas radiolúcidos nos exames radiológicos. Quando fazemos o exame, temos essa resposta. Estes estudos podem ainda apresentar grande expansão óssea e dor quando infectados. Quais são os exames que normalmente fazemos? Verificamos e descobrimos esse cisto através de tomografia computadorizada, radiografia panorâmica, assim como exame histopatológico quando há uma análise laboratorial e o médico nos retorna com uma resposta.

Se houver um aumento do tamanho, pode causar sintomas como: expansão óssea, infecção, dor, inchaço, dormência, formigamento no local, deslocamento de dentes, desconforto assim como deformidade no rosto. Aí, conseguimos ver visualmente que houve uma alteração no rosto naquela região.

Outras doenças que podem acometer também são o ceratocisto, o ameloblastoma e as cirurgias. Quais são as cirurgias que podemos é entrar? Com a marsupialização, a enucleação ou a corticotomia.

Este é, grosso modo, uma leve pincelada assim que posso dizer sobre o cisto de mandíbula. E sobre o tratamento, o que posso indicar neste processo? Vamos utilizar a folha da graviola, em torno de seis folhas mais ou menos, para um litro de água. Assim que a água entrar em ebulição, eu desligo o fogo, coloco as folhinhas ali dentro, eu vou abafar e vou deixar amornar. Depois, eu vou coar esse preparado e vou utilizar de 3 a 4 xícaras no máximo ao dia. Inicialmente, você pode começar tratamento de 6 em 6 horas, de três a quatro vezes, e depois, na segunda semana, você pode estender para 8 de 8 horas esse tratamento.

Dependendo do tamanho de cisto ou comprometimento mandibular, a gente pode estender o tratamento até dois meses, 40 dias a dois meses, o tempo exato que a gente precisa para reverter esse quadro. Este é o tratamento que eu indico para este caso.

Tendo qualquer dúvida, estou à disposição. É só questionar aí no canal. E espero ter ajudado. Gratidão poder acompanhar e até o próximo vídeo.

Fonte: CISTO DE MANDÍBULA – O que é? Sintomas? Como podemos tratar naturalmente? por Mundo das Ervas am