Pular para o conteúdo

Cirurgia para Endometriose: Indicações e Orientações.


Olá! Tudo bem? Como estão vocês?
Voltando aqui no nosso compromisso de levar informação de qualidade a respeito de saúde da mulher, saúde feminina e cirurgia ginecológica, vamos falar um pouquinho hoje sobre endometriose e indicações cirúrgicas.
A cirurgia de endometriose é uma cirurgia bastante delicada, com a taxa de resolução levada em relação à melhora da qualidade de vida e aumento das chances de fertilidade.
Porém, é preciso que a gente esclareça aqui que a endometriose não é uma patologia cirúrgica. De início, que eu quero dizer com isso, existem algumas indicações para poder um paciente ser operado, que são indicações bem rigorosas.
Não toda mulher que tem endometriose é igual à cirurgia, e quando nós devemos pensar no tratamento cirúrgico para essa mulher que tem esta doença, a gente divide basicamente em três grupos.
O primeiro grupo é aquele grupo de mulheres que tenham endometriose tem dor incapacitante, a despeito do uso de medicação adequada e do uso de terapias alternativas, como a adequação alimentar, mudança de estilo de vida, com a educação física e a cultura, tratamento clínico da doença, mesmo uso das medicações hormonais, ela não consegue ter qualidade de vida, precisa faltar o seu trabalho, não consegue a escola, precisa emergência por conta de dor que forte intensidade. Então, nesses casos, vale a pena você expor o paciente ao risco de qualquer tratamento cirúrgico com a finalidade de querer retirar os focos de endometriose, desfazer as aderências e fazer com que ela retorne a ter uma qualidade de vida e poder viver de uma forma digna. A forma sendo basicamente esse é o primeiro grupo das portadoras de endometriose que precisam de ser um dia tem.
Aquele outro grupo é o grupo das mulheres que têm endometriose e têm infertilidade ou subfertilidade, que a dificuldade de engravidar. Algumas mulheres portadoras de endometriose já passaram por tratamentos com fertilização in vitro e não tiveram sucesso na questão do sonho de ser mãe. Essas mulheres que passaram por inseminação artificial ou até por outras técnicas de reprodução assistida e tiveram falhas, não tiveram sucesso na realização do sonho da maternidade. Essas mulheres elas se beneficiam sim do tratamento cirúrgico, que a gente sabe que após a cirurgia feita por equipe multidisciplinar, por mãos experientes no assunto, têm resultados significativos no aumento da chance dessa mulher realizar o seu sonho de ser mãe. Então, esse é o segundo grupo de mulheres portadoras de endometriose com infertilidade que se beneficiam sim do tratamento cirúrgico.
Existe um terceiro grupo que é um terceiro grupo marcaram época nas mulheres portadoras de endometriose. Tem alguma lesão que causa disfunção em um determinado órgão. Por exemplo, aquela mulher que tem endometriose no ureter, canal que leva a urina do rim à bexiga, ela tem algum grau de obstrução desse canal, o que pode favorecer o risco de perder a função renal, ou seja, correr risco de perder a função do rim. Então, nesses casos, é necessário, independente dos sintomas, que ela vá por um procedimento cirúrgico para poder descomprimir o ureter.
Algumas outras vezes, ela tendo endometriose em determinado segmento do intestino, que aquele segmento existe um risco grande de obstrução intestinal e seria assim um risco acentuado de ela ser operada de urgência, a fim de desfazer aquele risco da obstrução, de terminar as localizações da endometriose intestinal, é necessário fazer sim o tratamento cirúrgico a fim de que essa mulher diminua o risco da obstrução intestinal, que é um quadro drástico e precisa ser operado de urgência. Endometriose no apêndice, endometriose no diafragma sintomático, outros casos de exceção também precisam ser tratados do ponto de vista cirúrgico.
Basicamente, a mensagem que eu quero deixar aqui é que nem toda a endometriose tem indicação de cirurgia. E as indicações de modo geral se limitam a esses três grupos de pacientes portadores da doença. E quando indicada a cirurgia, deve ser feita por mãos experientes com a equipe multidisciplinar envolvida na doença. E assim a gente pode melhorar a qualidade de vida e resgatar o sonho da maternidade para essas mulheres.
Esta mensagem que deixo aqui, deixo para vocês, um forte abraço e vamos nos ver nos próximos vídeos.
Fonte: INDICAÇÕES para CIRURGIA de ENDOMETRIOSE por Marcos Travessa – Endometriose e Mioma