Pular para o conteúdo

Cirurgia de fissura anal: entenda como funciona e seus resultados.

Oi oi amigos, tudo bem com vocês? Eu estou respondendo algumas perguntas de vocês aqui. Me perguntaram se a cirurgia de fissura anal resolve mesmo o problema. Vamos lá:

Eu sou o doutor Marcelo Werneck e se essa é sua primeira vez aqui no canal, lembre de se inscrever e curtir o vídeo.

O tratamento de fissura anal não envolve vários passos, entre eles:

  • Uma alimentação adequada
  • Um bom funcionamento intestinal
  • Banho de assento
  • O uso de alguns cremes locais

Além disso, temos a opção de aplicação do botox. No entanto, se a gente chegou à conclusão de que aquele caso não vai resolver com essas medidas mais conservadoras, o tratamento vai ser cirúrgico.

E será que a cirurgia resolve mesmo? Bem, resolve muito bem. Na retirada daquele tecido, a gente tira um tecido doente e deixa uma ferida mais saudável. E com isso, facilita a cicatrização. Além disso, na cirurgia, a gente pode fazer um corte no músculo do ânus que relaxa um pouco aquela muscular, permitindo que mais sangue chegue na região e facilite a cicatrização.

O resultado da cirurgia é muito bom e é considerado o tratamento padrão com mais de noventa e cinco por cento de cura. Mas é claro que pode acontecer de não resolver. E por quê?

Bem, o que é a fissura anal? É uma ferida na região do ânus. Mesmo se a gente está tirando uma ferida na região do ânus e colocando outra ferida no caso cirúrgico, o que impede aquele machucado de machucar seguidas vezes e voltar a formar uma fissura? Nada. Isso pode acontecer.

Como eu falei, a cirurgia é uma ferida planejada no local mais adequado. A gente tenta desviar da linha média e deixar um tecido ali com toda chance de cicatrização. Mas se mesmo assim isso não funcionar bem, se a pessoa se esforçar na hora de algo, ou não cuidar direito da ferida, pode acontecer de machucar aquele lugar e assim, vai machucando, machucando e pode acontecer de formar uma nova fissura.

Então, o tratamento cirúrgico ainda é o tratamento padrão para a fissura anal crônica. O resultado é muito bom, mas pode acontecer de ter uma recidiva. Espero ter ficado claro. Entenderam tudo direitinho?

Fonte: Cirurgia de fissura resolve mesmo? por Dr. Marcelo Werneck