Pular para o conteúdo

Cirurgia de estrabismo: dicas para cuidados pré e pós-operatórios.


para você que vai fazer a cirurgia de estrabismo, eu vou dar sete dicas de cuidados que você deve ter no pré-operatório para que você tenha uma cirurgia tranquila e sete cuidados essenciais que você deve ter no pós-operatório para uma boa recuperação. Vem comigo, eu sou a Doutora Aline Correia, especialista em oftalmopediatria e estrabismo adulto infantil.
Na primeira dica do pré-operatório, é que você deve providenciar com antecedência todos os colírios que serão utilizados no pós-operatório. Se seu médico ainda não te entregou a receita, solicite a ele.
A segunda dica é que, no dia da cirurgia, lave bem o seu rosto com água e sabão e retire qualquer vestígio de maquiagem.
Na terceira dica do pré-operatório, em relação ao jejum, ele é importantíssimo para qualquer cirurgia, mesmo aquelas que serão feitas sob anestesia local. Então, para adultos, o ideal é que você fique pelo menos 8 horas sem comer e nem beber nada, nem água. Se você toma algum medicamento, pode continuar tomando. Aliás, você deve continuar tomando, um tanto, um pouquinho só de água. Agora, se a cirurgia for para criança, o ideal é que você entre em contato com o anestesista da equipe para que ele possa te orientar corretamente em relação ao tempo de jejum para o seu filho.
A quarta dica é sobre o que você deve levar no dia da cirurgia. Se você usa óculos ou lente, então você deve levá-lo no dia da cirurgia, porque algumas cirurgias são feitas com ajustes e testes serão feitos durante a cirurgia para que o seu olho fique na posição correta e ideal. Só que esses testes eles dependem sim de que você esteja com a sua melhor correção ou seja, seus óculos ou as suas lentes de contato. E agora, o que você não deve levar? Não leve nenhum tipo de adorno, joias, relógios, nada disso. É melhor você deixar em casa porque na hora da cirurgia, tudo isso deverá ser retirado.
A sexta dica é necessária que você tenha um acompanhante maior de 18 anos. Isso vale para qualquer cirurgia, especialmente a de estrabismo.
A sétima dica é muito importante: chegue no hospital com duas horas de antecedência. Aquele processo todo de admissão do paciente, que vai desde o momento em que você chega na recepção, preenche toda a papelada e é admitido, até trocar de roupa, e um momento que você vai para sala de pré-operatório, tudo isso leva um bom tempo. Então, para que a sua cirurgia não se atrase, é bom chegar antes mesmo.
E vamos falar agora dos seis cuidados essenciais que você deve ter no pós-operatório e para uma boa recuperação. Primeira coisa, por favor, não coce e nem aperte os seus olhos em hipótese alguma, para que não corra o risco dos pontos se soltarem.
A segunda dica é que você não vai precisar dormir no hospital. Isso mesmo, você vai embora para casa no mesmo dia e enxergando. Você vai só com um tampãozinho de acrílico para proteger o seu olho, pelo menos até a chegada em casa. Nesse dia, aproveite para descansar, se alimentar bem, se hidratar.
A dica número três, em relação aos colírios, lembre-se, eles devem ser novos, fechadinhos na embalagem. E na hora de pingar os colírios, é importantíssimo que você lave bem as suas mãos e pingue corretamente de acordo com a prescrição médica. E lembre-se, não é necessário acordar à noite, é só durante o dia mesmo.
Dica número quatro, compressas geladas, com soro fisiológico ou água filtrada, ajudam a desinchar as pálpebras mais rápido e a deixar os olhos branquinhos mais rápidos também.
Número cinco, é proibido qualquer atividade aquática. Não pode nadar no mar, não pode mergulhar na piscina, nada. Se, no primeiro dia de pós-operatório, seus olhos amanhecerem grudadinhos, não se preocupe. Isso é perfeitamente normal. O que você deve fazer, pega um pouquinho de soro fisiológico, coloca na gaze e, aos pouquinhos, vai limpando os olhos, que eles vão se desgrudando.
E, para finalizar, eu e minha equipe desejamos a você uma excelente cirurgia, com o cuidado necessário para uma boa recuperação.
Fonte: Cirurgia de estrabismo – cuidados pré e pós-operatórios. por EyeFocus Oftalmologia