Pular para o conteúdo

Cirurgia de adenoide: relatos, dor e acesso pelo SUS


Cirurgia de Adenoide

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu canal!

No vídeo de hoje, eu vou falar sobre a minha cirurgia de adenoide. Vou contar para vocês como foi, quando eu descobri, como foi minha recuperação e como foi a cirurgia. Espero que gostem do conteúdo. Se gostarem, não se esqueçam de se inscrever no canal, ativar o sininho para receber todas as notificações e deixar seu comentário. Vocês já tiveram adenoide? Já fizeram a cirurgia? Contem para mim, tá bom? Então, vamos lá!

Eu descobri que eu tinha adenoide com seis anos de idade. Os sintomas eram muita tosse e eu sempre roncava bastante durante a noite. Na época, meu pai achava que eu estava tossindo por causa da mamadeira ou do chapéu de magico, mas na verdade era a adenoide que estava atrapalhando minha respiração. Foi através desses principais sintomas que descobrimos o problema. Eu precisei fazer a cirurgia pelo SUS, já que não tinha nenhum convênio ou plano médico. Eu tive que esperar um bom tempo, já que sabemos que as cirurgias pelo SUS demoram bastante.

Então, dos meus seis anos de idade até o momento em que eu fiz a cirurgia, se passaram mais seis anos. Foi uma espera bastante tensa, mas essa é a realidade da saúde do nosso país. Infelizmente, se naquela época já era assim, imagina agora. Eu tenho 25 anos agora, faça as contas. Pegue 12 anos para cá, 10, 13 anos depois. A nossa saúde continua precária, infelizmente.

Após conseguir a cirurgia pelo SUS, foi marcado o dia da cirurgia. Eu lembro que estava com muito medo, já que sempre tive receio de médicos. Tive que ficar sem me alimentar por algumas horas antes da cirurgia e quando cheguei no hospital, tive que colocar aquela roupa branca e aguardar. Eu imaginava que não iria dormir durante a cirurgia, mas acabei apagando quando me aplicaram a anestesia geral.

A cirurgia foi bem tranquila e não durou muito tempo. Foram dois médicos, uma médica e um médico que fizeram o procedimento. Não foi cortado nada, a cirurgia foi feita pela boca e a drenagem, para quem não sabe, é feita pelo nariz. A adenoide é algo que já nascemos com ela, mas em algumas crianças ela cresce demais e acaba atrapalhando a respiração e o falar.

A minha recuperação foi bem tranquila. Eu recebi alta no mesmo dia e, mesmo sonâmbula por conta da anestesia, estava com muita fome. A minha alimentação foi basicamente líquidos, como sorvete e água gelada. Não tive hemorragia e não senti dor após a cirurgia. Em uma semana, já estava bem melhor e minha vida seguiu tranquila.

A cirurgia foi algo necessário e, mesmo o processo sendo demorado, fico grata por ter feito. Meu ronco diminuiu, minha respiração melhorou e os sintomas sumiram. Dormir com a boca aberta acabou se tornando um hábito que eu mantenho até hoje, mas tudo está normal. Espero que tenham gostado do vídeo e, se tiverem alguma dúvida ou experiência para compartilhar, deixem nos comentários. Obrigado por assistir e até o próximo vídeo. Deus abençoe vocês!

Fonte: CIRURGIA DE ADENOIDE | RELATOS DA MINHA CIRURGIA | DÓI? | FAZ PELO SUS? por Viviane Dantas