Pular para o conteúdo

Cefalexina: Indicações, benefícios e precauções.

Antibióticos – Cefalexina

Os antibióticos são remédios que servem para matar bactérias. Cada país e cada lugar têm seu tipo de bactéria que foi selecionada. Dentro de um hospital, por exemplo, pacientes internados enfrentam um tipo de bactéria mais potente. Às vezes, precisa-se de um antibiótico mais potente também, porque ela é mais comum na UTI.

O tratamento com antibióticos vai depender muito do tipo de doença que o paciente tem, onde está comprometido e qual a flora. Falar de antibióticos é sempre complexo, mas eu queria falar da cefalexina. Ela é um antibiótico de primeira geração, bastante utilizado. Encontra-se até em postos de saúde e o custo é baixo.

  • Vantagem de ser adquirido no posto de saúde;
  • Custo baixo;
  • Muitas vezes as pessoas ficam apenas com o remédio que encontram no posto, mas não é assim. O ideal é sempre tomar o que o médico recomendou.

A cefalexina é utilizada muitas vezes em infecções simples como infecção de pele ou infecção urinária. Suas contra-indicações não são tantas. Quem tem alergia a qualquer cefalosporina, às vezes, tem cruzamento. Então, se tomou outro tipo, tem uma chance grande de ter alergia. É necessário ter cuidado.

As reações adversas são bem parecidas com as de outros medicamentos. A reação mais comum é a coceira, avermelhamento e inchaço. Mas é uma minoria que tem reação a ela. É um remédio muito utilizado e popular. Principalmente em situações de infecções simples.

Em cirurgias de grande porte, às vezes, utilizam-se outros antibióticos. O médico analisa caso a caso. Pacientes internados têm um suporte do clínico, do pessoal do infecto, pois eles têm essa noção melhor até do que a gente.

Espero ter ajudado um pouquinho para você entender melhor das cefalosporinas de 1ª geração. A cefalexina é bastante utilizada. Obrigado.

Fonte
Cefalexina: Para que serve, características e contra-indicação por Julio Pereira – Neurocirurgião