Pular para o conteúdo

Causas de dor no peito que não são do coração.


Dor no peito – possíveis causas

Dor no peito – possíveis causas

Olá, eu sou o André e vou te ajudar com essa dúvida.

Hoje em dia, quando a pessoa vai no pronto-socorro por causa de dor no peito, geralmente é um atendimento protocolar. O médico vai querer saber quem você é, sua idade, as doenças que você tem e detalhes sobre a sua dor no peito. Ele também vai te examinar e, provavelmente, pedir exames como o de sangue e o de eletrocardiograma. O objetivo é não deixar passar causas graves de dor no peito.

Vamos supor que você foi no pronto-socorro, foi avaliado e o médico disse que está tudo bem, que não é nada grave. O que será que ainda pode ser?

  • A dor no peito pode ter origem em qualquer estrutura que esteja dentro do tórax, como o coração, os pulmões e o esôfago;
  • Também pode ter origem em estruturas próximas, como a parede do tórax (pele, músculo, ossos e cartilagens);
  • Dentre as causas de dor no peito que não são graves, as mais frequentes são relacionadas a causas gastrointestinais, musculares e transtornos de ansiedade.

As causas gastrointestinais mais comuns são o refluxo, que causa uma sensação de queimação na região epigástrica ou a sensação de ácido voltando por trás do peito, principalmente depois de refeições mais pesadas. Isso pode se confundir com problemas cardíacos, principalmente em pessoas mais idosas ou com diabetes.

Dores musculares são muito comuns e geralmente pioram com a mudança de posição ou ao apertar algum lugar específico.

Transtornos de ansiedade também podem causar dor no peito, muitas vezes confundida com problemas cardíacos. Ataques de pânico são comuns e podem levar à síndrome do pânico.

O mais importante é que, após ir ao pronto-socorro, você seja avaliado por um cardiologista, que entenderá as minúcias do seu caso e poderá te tranquilizar melhor ou até pedir mais exames, caso necessário.

A maioria das dores no peito não são causas graves, mas é importante não apostar todas as fichas nisso. Se tiver dúvidas sobre quando ir ao pronto-socorro, confira nosso vídeo sobre o assunto.

Compartilhe esse vídeo com amigos e familiares que possam se beneficiar dessas informações.

Fonte: DOR NO PEITO: se não é do coração, o que pode ser? por Cardiologia Descomplicada – Dr André Chateaubriand