Pular para o conteúdo

Causas de dor após cirurgias de coluna: o que pode estar acontecendo?


As causas de dores após cirurgia de coluna são um assunto extremamente importante. Sabemos que aproximadamente 10 a 40% dos pacientes submetidos a cirurgias de coluna acabam tendo dores lombares, e esse número varia obviamente de acordo com a intenção e o número de cirurgias. Quando mais cirurgias, maior a incidência de dor pós-operatória. Embora esse número seja alto em alguns casos, a cirurgia é, de fato, necessária. Um ponto fundamental é diferenciar as causas das dores que ocorrem após a cirurgia de coluna.
Estima-se que até 40% dos pacientes com dores após a cirurgia de coluna têm a articulação sacro-ilíaca como fonte da dor. Articulação sacroilíaca é, como o próprio nome diz, uma articulação que fica entre o saco e o livro. O osso da bacia é uma articulação como outra qualquer, no sentido de ter cartilagem no seu interior, e essa articulação está sujeita a uma sobrecarga após as cirurgias, especialmente quando são colocados pinos e parafusos em uma cirurgia conhecida como arce. Em casos de acometimento da articulação sacroilíaca, o paciente pode apresentar um quadro de dor lombar e nos glúteos. Em alguns casos, as dores podem irradiar até para as pernas.
Outra causa de dor após cirurgia de coluna é a fibrose peridural. Fibrose peridural é o termo técnico que utilizamos para nos referir às cicatrizes que se formam na região da coluna onde ficam os nervos. O que ocorre aqui, da mesma forma que quando cortamos a pele, forma cicatrizes. Na região dos nervos manipulada durante a cirurgia, também podem formar algumas cicatrizes. E essas cicatrizes podem comprimir ou prejudicar a irrigação sanguínea dos nervos, causando dores. Outro problema que pode ocorrer é artrose entre as articulações entre as vértebras da coluna, o que podemos chamar de facetas lombar. Essas articulações também possuem cartilagem no seu interior. Estudos estimam que as facetas lombares estão causando dores lombares após cirurgia de coluna em até 19% dos casos.
Nada impede o destino que levou o paciente a realizar a cirurgia pode causar “novas dores secundárias”, como, por exemplo, nova hérnia de disco ou degenerações do disco intervertebral. Em alguns casos, as dores podem ser mais simples do que parecem. Não raramente encontramos pacientes com dores de origem muscular após a cirurgia de coluna.
Fonte: Principais causas de dor após cirurgias de coluna por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor