Pular para o conteúdo

Causas da Neuralgia do Trigêmeo: Tudo o que você precisa saber.


A Neuralgia do Trigêmeo – O que é e suas principais causas
Olá, meu nome é André e sou médico especialista no tratamento de dores crônicas. Hoje, vou falar sobre a Neuralgia do Trigêmeo, uma das causas mais importantes de dor na face.
A Neuralgia do Trigêmeo é caracterizada pelas crises de dor facial, na grande maioria das vezes em um ou mais Ramos do trigêmeo. O trigêmeo, como o próprio nome sugere, tem três Ramos: oftálmico, maxilar e mandibular. As dores, na maioria das vezes, são do tipo choque, pontada ou fisgada, começando e terminando de maneira repentina, como se fosse uma crise. Podem ser desencadeadas por estímulos táteis, como falar, mastigar e escovar os dentes, ou simplesmente com o vento no rosto.
Mas afinal, o que causa a Neuralgia do Trigêmeo? As três principais situações que podem levar ao desenvolvimento da doença são:
1. Compressão do nervo trigêmeo: na maioria das vezes, causada por um vaso sanguíneo, às vezes, por um tumor benigno, que acaba desgastando uma camada protetora do nervo, gerando um curto-circuito responsável pelas dores excruciantes.
2. Esclerose múltipla: uma doença autoimune que ataca equivocadamente a camada protetora, gerando um curto-circuito no nervo e causando dores do tipo choque.
3. Neuralgia do trigêmeo idiopática: quando uma doença não tem uma causa definida. No caso da Neuralgia do Trigêmeo, muito provavelmente, é resultado de um envelhecimento mais exacerbado da camada protetora.
Existem ainda duas situações que podem causar dor no trigêmeo, mas não são consideradas Neuralgia do Trigêmeo típica. São elas:
– Dor pós-procedimento dentário: durante extrações dentárias ou colocação de implante, os caminhos do trigêmeo que passam perto dos dentes podem ser machucados, causando bastante dor.
– Dor causada pelo herpes zoster no ramo oftálmico do trigêmeo: em alguns casos, a reativação do vírus da catapora pode afetar principalmente o ramo oftálmico, gerando bastante dor.
Se você tem interesse em saber mais sobre a Neuralgia do Trigêmeo, não deixe de assistir ao vídeo que está no canto superior direito. Nele, falo sobre todos os aspectos, desde o diagnóstico até o tratamento da doença.
Fonte: O que causa a neuralgia do trigêmeo por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor