Pular para o conteúdo

Causas da Fobia Social.

Causas da Fobia Social

Olá, aqui quem fala é o psicólogo Alberto Ismar e hoje eu vou falar sobre as causas da fobia social. Existem diversos fatores que contribuem para que o indivíduo desenvolva uma fobia social, como por exemplo:

  • Genética
  • Ambiente familiar
  • Ambiente social
  • Questão pessoal
  • Outros tipos de transtorno
  • Cultura

Não podemos numerar uma única causa, mas podemos começar com o primeiro fator: a genética. Vamos supor que seus pais têm ou já tiveram algum tipo de transtorno mental. Isso não quer dizer que você irá desenvolver um transtorno mental, porque o que você herda não é a doença e sim a vulnerabilidade. Isto é, você tem uma predisposição a desenvolver um transtorno. Parentes de primeiro grau o indivíduo tem a probabilidade de 2 a 6 vezes maior de ter um transtorno.

O segundo fator é o ambiente familiar. Nossa primeira instituição social é a família e as experiências que construímos em nossa infância vão contribuir para minimizar ou maximizar a fobia. Os pais têm um papel importantíssimo para a formação da personalidade da criança. Veja a criança que já tem a genética, ela já possui uma sensibilidade e ela é mais suscetível às influências do ambiente familiar. Ou seja, se os seus pais são socialmente ansiosos, a criança é fortemente influenciada por esse modelo.

Outro fator importante em relação à estrutura familiar é que cada família tem a sua dinâmica. Se foi um lar que teve muitas privações, adversidades, maus tratos, às vezes a criança cresce sofrendo abuso psicológico do tipo “você não presta nada”, “você não faz nada certo”, “você vai ser igual ao seu pai”. Logo, a criança ouve constantemente palavras negativas, palavras destrutivas que só colocam para baixo. Aí a criança acaba desenvolvendo baixa autoestima e complexo de inferioridade.

Outro fator é o ambiente social. Como a criança é fora da casa, ele tem amigos. Como ele se relaciona com esses amigos? Ele brinca, interage ou prefere brincar sozinho? Outro fator é a inibição comportamental. Também temos a falta de habilidades sociais, que é bastante comum. O indivíduo cresceu, mas não aprendeu alguns comportamentos elementares.

Outro fator é a questão pessoal. Em algum momento, a pessoa teve uma experiência direta, algo que aconteceu com ele mesmo e que trouxe consequências negativas. Isso acabou marcando a vida da pessoa. Outra situação é a observação. O fogo social pode aprender observando outras pessoas. Aconteceu com meu amigo, então não vou fazer porque pode acontecer comigo também.

Como podemos ver, são vários fatores que contribuem para que o indivíduo desenvolva uma fobia social. O temor, o medo são aprendidos por meio do condicionamento. Conforme a pessoa vai crescendo, esse comportamento vai sendo reforçado, o medo e a ansiedade vão aumentando gradualmente ao ponto de fazer parte da vida da pessoa.

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, se inscreva no canal, clique no botão vermelho abaixo do vídeo e deixe seu comentário. Um grande abraço do seu amigo Alberto.

Fonte: Conheça as causas da Fobia Social – Dr. Alberto Josmar por Alberto Josmar