Pular para o conteúdo

Candidíase oral: sintomas, causas e tratamento com a Dra. Danielle Sales

Todavia, a língua começou a parecer uma coisa branca, como se estivesse sólida, uma Capabrancade. Depois ouvi na minha bochecha, que estava avermelhada, e evitando dizer o que pode ser isso. Lá para quem é novo aqui, seja muito bem-vindo. Meu nome é R. Sales e eu sou dentista e sócio da Clínica Galera aqui em Brasília. E eu quero conversar, vou conversar com vocês hoje um pouquinho sobre a candidíase oral, uma doença muito comum e infelizmente é na nossa boca, e que muita gente não sabe muito como jogar o diagnóstico, como tratar, quais são as causas, então vamos lá.

A candidíase oral é causada pela candida, é o fungo que ele é comum na nossa boca, ele mora na nossa boca normalmente, mas ele está em equilíbrio com os milhões de bactérias que a gente tem na boca e com a nossa saúde de defesa. Mas ele é o filho dele mora na nossa boca. Quando a gente tem uma infecção por candida, não é porque você pegou esse fungo de outro lugar, ele existe na sua boca e por algum motivo ele conseguiu se proliferar e fazer uma infecção e causar uma infecção por candida.

Então, quais são geralmente as causas para essa infecção por candida? Então, já falei que a causa dela mora na nossa boca e provocou desequilíbrio. Então, a causa, se descobrir a causa desse desequilíbrio, pode ser, por exemplo, uma queda de imunidade. Ou seja, abaixou sua imunidade, suas células de defesa, ali na boca já não estão conseguindo ser tão efetivas, e com esse tanto de vírus, bactérias, fungos, consegue se desenvolver e se multiplicar e foi uma infecção. Então, é como um paciente, por exemplo, está com AIDS, às vezes nem descobrir, ou alguma doença que não está fazendo tratamento ainda está com a imunidade lá embaixo e tem infecção por causado detalhes. Também em idosos, em crianças, com imunidade, às vezes a criança está se formando ainda, o idoso, às vezes é por conta da idade, faz tomando tanto remédio, tudo acaba um pouquinho abaixo da imunidade e tem essa infecção. E a gente chama de sapinho. Então, às vezes a criança fala que tem sapinho, é o nome bonitinho que a gente dá para candidíase oral, que é a infecção que ela causa desse fungo.

Quem faz uso de próteses dentárias também tem um fator de risco para a infecção, pois a placa bacteriana pode acumular mais facilmente. É importante fazer uma higiene correta da boca e realizar a limpeza das próteses de forma adequada. Portanto, essas são algumas causas comuns e alguns fatores de risco para se ter infecção por candidíase oral. O lugar mais comum para a infecção se desenvolver é na língua, mas também pode acontecer na bochecha, no céu da boca, e pode descer para a garganta e esôfago.

Os sintomas da candidíase oral incluem queimação, ardência e alteração do paladar. Geralmente aparecem na forma de lesões branco-avermelhadas ou sol vermelha ou branco que a gente consegue raspar e fica vermelho por baixo. O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos como pomadas ou comprimidos, ou em casos mais severos, um tratamento sistêmico com medicamentos por via oral. O tempo de tratamento varia, mas geralmente é entre 14 a 21 dias.

Em suma, a candidíase oral é uma doença simples de se tratar, se for detectada e tratada adequadamente. Realizar uma boa higiene bucal e cuidar das próteses dentárias de forma adequada também são importantes na prevenção da infecção. Compartilhe essa informação para que mais pessoas entendam sobre a doença e possam evitar o seu desenvolvimento.

Fonte: CANDIDÍASE ORAL – DRA DANIELLE SALES por Clínica Allere l Dentista Danielle Sales