Pular para o conteúdo

Candasartana: o que é, para que serve e como usar

Candasartana: o que é, para que serve e como usar
A candasartana é um bloqueador do receptor de angiotensina, um hormônio produzido pelo organismo que aumenta a pressão sanguínea. Por bloquear o receptor, a substância diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.

A medicação é indicada para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica em adultos e adolescentes com mais de 12 anos. Também pode ser usada para diminuir a chance de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte em pacientes com hipertensão e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

A candasartana pode ser encontrada nas farmácias em comprimidos de 8 mg, 16 mg e 32 mg. A dose inicial recomendada é de 16 mg por dia, aumentando gradualmente de acordo com a necessidade do paciente até atingir a dose máxima de 32 mg por dia.

Cuidados ao usar candasartana
A candasartana é contraindicada para pacientes com alergia à substância ou a qualquer outro componente da fórmula. Também não deve ser usada por pacientes com nódulos nas artérias renais ou insuficiência renal grave.

Além disso, a medicação não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois pode causar danos ao bebê.

Efeitos colaterais da candasartana
Os efeitos colaterais mais comuns da candasartana são dor nas articulações, diarreia, dor de cabeça, tosse e dor nas costas.

Em casos mais raros, a substância pode causar alergias, diminuição da quantidade de urina, alterações no paladar, aumento da sede, aumento da frequência urinária, náuseas, vômitos, dor no estômago, prurido, erupções na pele, inchaço nas extremidades, queda de cabelo, alterações nos testes de função hepática e alterações nos testes de função renal.

Em caso de efeitos colaterais, a dose da medicação deve ser reduzida ou a medicação deve ser interrompida. Se os sintomas persistirem, o médico deve ser consultado.

Fonte
Vamos falar sobre candesartana na prática? por MEDICINA SEM ENROLAÇÃO