Pular para o conteúdo

Câncer que levou Nara Almeida: Conheça os fatos importantes.

O câncer que matou a modelo maranhense Nayara Almeida, mais conhecido como Nara Almeida, é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Nara descobriu o câncer em agosto do ano passado e morreu na madrugada da última segunda-feira. Agora, fica a pergunta de como um câncer tão agressivo e raro pode se desenvolver em uma menina tão jovem que aparentemente não faz parte do grupo de risco de câncer de estômago.

Ele representa a quarta causa mais comum de câncer em todo o mundo e é responsável é o segundo tipo que mais causa morte. Não existe uma causa definida como sendo a única causa do câncer de estômago, é geralmente causado por várias coisas. A primeira delas é a idade, pois em geral, o câncer de estômago é de talho e acomete faixas etárias mais baixas, ou seja, é mais comum em pacientes jovens. Mas há o câncer de estômago que é causado por fatores ambientais. Dentre os fatores ambientais, estão incluídos a alimentação, principalmente alimentos ricos em sal ou alimentos que contenham na sua composição produtos químicos como os nitratos. Estes alimentos são os embutidos e defumados que estão diretamente relacionados com a causa do câncer.

Além da alimentação, existe a gastrite, existem todos os tipos de gastrite e a gastrite decorrente do fato de uma bactéria chamada H. pylori, que também estão relacionadas com a origem do câncer. Outro fator ambiental mais comum que está diretamente relacionado com a causa do câncer é um fungo. O câncer de estômago não é comum em pacientes tão jovens, é mais comum entre a quarta e a quinta década de vida.

Atualmente, existe um câncer de estômago que é muito frequente e que alcança a junção esofágica. Isso ocorre devido ao refluxo, que é uma entidade muito comum e que passa as pessoas queixam-se de refluxo e o refluxo nada mais é que o conteúdo do estômago que vai para o esôfago. Como não é apropriado para essa área, começa a causar a irritação crônica naquela área. Os obesos têm com muita frequência esse tipo de câncer.

Uma pessoa tão jovem como Nara Almeida jamais se esperava que ela viesse a ter um câncer de estômago. A alimentação vai ficando muito restrita é o estômago é o principal ponto responsável pela nossa alimentação. Então muitas vezes, o paciente não consegue mais se alimentar, então a sonda é a chamada sonda nasogástrica. Ela vai do nariz até o duodeno e o alimento é jogado diretamente. Esses alimentos, em geral, são alimentos já preparados com todos os nutrientes que o organismo precisa.

Uma das principais formas de prevenção que se deve ter é principalmente evitar esses alimentos embutidos, enlatados e defumados. Pacientes que têm gastrite causada pela bactéria pela H. pylori devem tratar essa gastrite, principalmente tentar eliminá-la.

Na faixa etária após 30 anos de idade, ou principalmente aquelas pessoas que apresentaram algum sintoma gástrico, fazer uma endoscopia. O Japão é o país do mundo que tem a maior incidência de câncer de estômago e essa grande incidência se deve não só a fatores genéticos, como fatores alimentares. O Japão conseguiu baixar essa incidência fazendo endoscopia preventivamente no país. Como o nosso acesso é difícil, recomenda-se pelo menos para grupos selecionados que façam endoscopia preventiva.

O caso de Nara Almeida repercutiu bastante pela forma positiva como ela lidou com o tratamento que geralmente nesses casos é feito através de cirurgia e quimioterapia.

Fonte: O que precisamos saber sobre o câncer que matou Nara Almeida por Celino Neto