Pular para o conteúdo

Câncer pulmonar em jovem de 18 anos: diagnóstico e tratamento.

Você vai acompanhar a história de um jovem de 18 anos que luta para conseguir aposentadoria especial por causa de um câncer no pulmão. Essa doença rara fez com que o rapaz tivesse que amputar uma das pernas. Além disso, ele precisa de ajuda para comprar remédio e também para manter o balão de oxigênio. Quem conta esse drama é a repórter Cibele Portela.

Wellington Santos tem só 18 anos, mas já passou por muita coisa. Há dois anos veio o primeiro câncer, a perna precisou ser amputada. A pouco mais de dois meses a doença voltou, desta vez no pulmão. Ele passa a maior parte do tempo deitado e vai ver cansativo, né. Bem cansativo mesmo. A família mora de aluguel e com o tratamento do Wellington, as despesas aumentaram.

Por dia, ele faz uso de vários medicamentos, alguns chegam a custar mais de 100 reais, o corre-corre é muito grande para a gente poder tar, como se diz, eu me tomando conta dessa situação. E comecei o tratamento dele junho de 2016, né. E de lá para cá, vimos passando por grandes necessidades. Wellington precisa do balão de oxigénio para respirar com mais facilidade. Cada um desses custa em média 120 reais e dura mais ou menos dois dias.

Para ajudar a custear todas essas despesas, a mãe do Wellington entrou com um pedido de auxílio-doença junto ao INSS, mas foi negado. Tem tentado até mesmo dar entrada no auxílio dele né, que me falaram que ele tem direito e eu fui olhar, mas ainda não consegui. Você já entrou algumas vezes com pedido desse auxílio né? Sim, já. Pela terceira vez agora, primeira foi negada, a segunda novamente agora a terceira ainda nem me chamou a perícia. E aí o dia que eu liguei lá e eles ainda me falaram que houve até mesmo a desistência como uma desistência, sendo que ninguém me ligou ou que não é eu atendesse algum telefone.

Os amigos do Wellington se mobilizaram para buscar ajuda para a família, para isso usaram as redes sociais. Precisando de oxigênio, tá sem fôlego nenhum, e eu queria pedir uma coisa para vocês, com qualquer quantia, para ajudar com medicamento. E quem não puder ajudar com qualquer quantia, compartilhe o vídeo. Porque um oxigênio aquele leitura de 24 a 36 horas e tem outro pequeno também, e tem os medicamentos. E estou aqui para pedir uma força para vocês, eu vou deixar a conta na descrição da família dele para vocês depositarem qualquer quantia. Qualquer quantia é bem-vinda e é isso aí. Espero ajuda de vocês para ajudar nosso guerreiro Wellington.

O rapaz não vê a hora de ter meio para se artesão, trabalhar, ajudar minha mãe. Se você quer ajudar o Wellington, anote os dados: Banco do Brasil agência 3607, dígito 2, conta 48 208, dígito 0. A conta está no nome da mãe do rapaz, Shirley Pereira Santos Souza.

E aí? Olha nós vamos entrar em contato com o INSS para saber os trâmites desse processo, tudo porque esse pedido foi negado por três vezes. E quando é que vai acontecer essa nova perícia no pedido de auxílio-doença? Enquanto a gente faz isso, vou pedir a sua ajuda para ajudar o Wellington, porque ele precisa de oxigênio todos os dias. Ele precisa de remédios caros para se manter. A sua doação é muito importante.

A cidade passou os dados aí na matéria, mas eu vou repetir. É Banco do Brasil agência 3607, dígito 2, conta 48 208, dígito 0. A conta está no nome da Shirley Pereira Santos Souza, o CPF dela é 547 624 211, dígito 20. E tem um telefone também: 985 8203 1799. Vamos ajudá-lo porque o câncer é a doença que mais castiga o ser humano. É um câncer de pulmão que dificulta a respiração, esse oxigênio é a vida dele e só dura dois dias. O oxigênio que custa 120 reais, gente senhor. Sim, esse oxigênio é vida. Ele não pode deixar acontecer de jeito nenhum. Aliás, todo o sofrimento que está passando é difícil, é de aceitar. Já ter só uma perna, perder os cabelos, conseguir sobreviver com esse oxigênio, precisa de medicamentos e de comida. Eu preciso de viver, é um cidadão como qualquer outro, troca de lugar. Imagina se você tem uma pessoa na sua família dessa forma. Claro que a gente não quer que nunca que isso aconteça. Vamos fazer o seguinte, vamos ajudar o guerreiro Wellington a sair dessa situação tão difícil. Ligue para família, telefone está em seu vídeo, faça uma doação. Qual que é a quantia certa? Leva uma cesta básica, leve um remédio, teve um abraço.

Oi amiga, ela precisa muito. Eu fico realmente é triste quando vejo uma situação como essa e saber que os nossos políticos ganham aumentos todos os dias. Ganho acima de 30 mil, tem ajuda para gasolina, para comprar terno, telefone celular, não paga combustível e a gente tem uma situação como essa aí, de uma pessoa que corre o risco de perder a vida por falta de oxigênio. Oxigênio gente, pode um negócio desse?

Fonte: JMD (09/01/18) – Jovem de 18 anos com câncer no pulmão por TV Serra Dourada SBT